X

Mundo

Acusado de ataque em mesquita em Quebec é conhecido por opiniões extremistas

Alexandre Bissonnette foi acusado na segunda-feira de assassinato em primeiro grau e tentativa de homicídio pelo tiroteio em uma mesquita na cidade de Quebec

Estadão Conteúdo

Publicado em 31/01/2017 às 23:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No momento do tiroteio, no interior do Centro Cultural Islâmico de Quebec tinham mais de 50 pessoas / Associated Press/Estadão Conteúdo

O estudante universitário franco-canadense acusado do assassinato de seis homens muçulmanos durante a oração da noite em uma mesquita na capital da província do Quebec, no Canadá, era conhecido por suas opiniões de extrema-direita e visões nacionalistas, além de apoiar o partido de Marine Le Pen, candidata da Frente Nacional, partido de extrema-direita na França, cujas eleições presidenciais acontecem neste ano.

Alexandre Bissonnette foi acusado na segunda-feira de assassinato em primeiro grau e tentativa de homicídio pelo tiroteio em uma mesquita na cidade de Quebec. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, chamou o incidente um ato de terrorismo contra os muçulmanos.

Bissonnette fez uma breve aparição no tribunal e não se pronunciou sobre a sua culpa no tiroteio. Vestido com um macacão branco e com algemas nas mãos e nos pés, ele olhou para baixo e pareceu nervoso, mas não falou nada.

O suspeito, de 27 anos, expressou seu apoio a Le Pen e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua página no Facebook e era conhecido entre os encarregados de monitorar grupos extremistas no Quebec, disse François Deschamps, responsável por uma grupo de defesa dos refugiados.

Estudante de antropologia e ciência política na Universidade Laval, na cidade de Quebec, Bissonnette também expressou apoio em seu perfil no Facebook a "geração Nationalista" um grupo cujo manifesto inclui a rejeição do "multiculturalismo".

No momento do tiroteio, no interior do Centro Cultural Islâmico de Quebec tinham mais de 50 pessoas. Testemunhas descreveram uma cena de caos em que os fiéis estavam tentando encontrar os seus amigos e entes queridos. Além dos seis mortos, 19 pessoas ficaram feridas - todos homens. Das cinco vítimas ainda hospitalizadas, duas estão em estado grave, segundo autoridades. Os mortos tinham entre 39 e 60 anos. Fonte: Associated Press

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter