X

Guarujá

Pesquisa na UNAERP Guarujá atende mulheres com osteoartrite em joelhos

O projeto é direcionado a mulheres com idade superior a 40 anos, diagnosticadas com a patologia

Da Reportagem

Publicado em 28/04/2017 às 13:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um grupo de estudo realizado na Clínica de Fisioterapia da UNAERP Guarujá está analisando o uso de games na reabilitação de pacientes com osteoartrite nos joelhos. O projeto é direcionado a mulheres com idade superior a 40 anos, diagnosticadas com a patologia. As inscrições para novas pacientes estão abertas.

O responsável pelo estudo é o fisioterapeuta supervisor da Clínica de Fisioterapia da UNAERP Guarujá, Cristiano Ferreira. Ele esclarece que as pacientes são divididas em dois grupos. Um recebe somente o trabalho de fortalecimento muscular com exercícios físicos para as pernas, para diminuição da carga nos joelhos. Já o outro grupo, além do fortalecimento, também participa de sessões de gameterapia, onde as pacientes interagem com o equipamento de videogame, e este capta por meio de sensores os movimentos executados e os reproduz em um circuito de ski.

A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado do especialista, que explica que a osteoartrite é uma doença degenerativa bastante comum nas articulações. “O que estou estudando são os efeitos nos joelhos, o acometimento da cartilagem e da região óssea. E estamos verificando a aplicação dessa metodologia de gameterapia para diminuição da dor, que é a principal queixa das participantes”.

As sessões do grupo de estudo acontecem às terças e sextas-feiras, das 16h às 18h, na Clínica de Fisioterapia da UNAERP Guarujá. O endereço é Av. Dom Pedro I, 3300, na Enseada, em Guarujá. Mais informações pelo telefone (13) 3398-1079.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter