X

Guarujá

Após convênio com a USP, Guarujá pretende formar 1.600 professores

Cerimônia aconteceu na quinta-feira (16), no gabinete do prefeito de Guarujá, Válter Suman

Da Reportagem

Publicado em 20/01/2020 às 11:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Convênio entre a Prefeitura e a USP foi estabelecido no último dia 16, e integrou parte da programação de atividades em alusão ao Dia de Santo Amaro / Helder Lima / Prefeitura Municipal de Guarujá

A lousa tradicional e o giz vão ficar cada vez mais raros em sala de aula, a partir do uso de novas tecnologias, que se tornará mais presente na Rede Municipal de Ensino de Guarujá. Prova disso é que a Prefeitura oportunizará a formação continuada a mais de 1.600 professores, como etapa inicial do Projeto "Ecossistema de Inovação na Educação Básica", uma realização da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Sedel). O convênio entre a Prefeitura e a USP foi estabelecido no último dia 16, e integrou parte da programação de atividades em alusão ao Dia de Santo Amaro, Padroeiro de Guarujá, cuja data foi celebrada na última quarta-feira (15).

O 'Ecossistema de Inovação na Educação Básica' trata do uso da internet e das mais diversas tecnologias de informação e comunicação, em sala de aula. A primeira etapa consistirá na formação continuada aos educadores da rede básica municipal. O objetivo é prepará-los na construção de projetos educativos que desenvolvam a autonomia dos alunos, enquanto sujeitos de sua aprendizagem, promovendo uma aula mais dinâmica.

Durante cerimônia no Paço Moacir dos Santos Filho, a vice-diretora da Escola de Comunicação e Artes da USP, professora doutora Brasilina Passarelli, fez uma explanação sobre o funcionamento da Escola do Futuro, dos projetos, plataformas, prêmios e demais ações. "A tecnologia digital é sem dúvida uma forma de linguagem e nesta formação, os professores são os atores que vão produzir conhecimento. Em 1989, já prevíamos esse hibridismo", comentou ela, que também é vice-presidente da Agência USP de Informação e Coordenadora Cientifica do Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária NACE – Escola do Futuro/USP.

Segundo o secretário adjunto de Educação, João Pecchiore, "este é um momento de alegria, pois em 2017 eu falava em metodologias ativas e ensino híbrido que gostaria de implantar na rede municipal". Em 2017 e 2018, a Prefeitura iniciou as primeiras formações sobre o tema. "As crianças não suportam mais lousa e giz, e hoje estamos começando uma nova etapa na Rede Municipal de Ensino".

"Precisamos inovar com a tecnologia dentro da escola e nada como a USP, através da Escola do Futuro, que conta com uma estrutura excelente. Com esse convênio, Guarujá caminha para uma nova educação". A declaração é do vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, Renato Pietropaolo.

Para o prefeito de Guarujá, Válter Suman, as palavras de ordem para formar futuros cidadãos são a ciência, a tecnologia e a informação. "Tenho certeza de que essa parceria com a USP trará muitos ganhos à nossa rede municipal, pois nos permitirá melhores condições de fazer melhor ainda pela Educação".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter