X

Esportes

Clássico entre Palmeiras e Santos opõe técnicos ligados aos dois clubes

A partida será realizada no estádio do São Paulo porque o Allianz Parque receberá no mesmo horário um evento de drive-in com exibição da final da Champions League

Folhapress

Publicado em 22/08/2020 às 14:40

Atualizado em 22/08/2020 às 15:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O técnico Cuca. / Facebook/Santos F.C.

Primeiro clássico paulista no Brasileiro de 2020, o duelo entre Palmeiras e Santos, neste domingo (23), às 16h, no Morumbi, opõe técnicos que construíram ao longo de suas carreiras fortes ligações com ambas as equipes.

A partida será realizada no estádio do São Paulo porque o Allianz Parque receberá no mesmo horário um evento de drive-in com exibição da final da Champions League.

Treinador do time alviverde, pelo qual conquistou oito títulos, incluindo o Paulista deste ano, Vanderlei Luxemburgo, 68, é também o terceiro técnico com mais troféus na história santista, com quatro taças, empatado com Muricy Ramalho. Lula, que tem 21, e Antoninho, 6, lideram a lista.

Sob o comando de Luxemburgo, o time santista viveu seu melhor momento em 2004, ano em que a equipe tinha em seu plantel jogadores como Elano, Diego e Robinho e conquistou o Brasileiro.

Mas nem só com glórias se construiu essa relação. Entre as passagens do comandante pela Vila Belmiro, a terceira e última, no ano de 2009, foi marcada por um divórcio entre as partes nada amigável.

Enquanto a torcida pressionava por sua saída, conselheiros reclamavam das declarações sobre Neymar, principalmente quando ele chamou o atacante de "filé de borboleta", devido ao porte físico franzino do atleta à época.

No ano seguinte, ele voltou à Baixada Santista, mas como rival, à frente do Atlético-MG, e foi hostilizado por torcedores, fato que o deixou magoado. "Depois de tudo o que fiz por esse clube, ser xingado, achincalhado, cuspido, é duro", disse na época, antes de afirmar que nunca mais voltaria a trabalhar no Santos. Esse ressentimento só se amenizou recentemente, quando ele inclusive foi procurado pela diretoria para um possível retorno, que não se concretizou.

Já no time alviverde, no qual está em sua quinta passagem, Luxemburgo fez parte de um dos períodos mais vitoriosos da história do clube, na década de 1990, sobretudo nos primeiros anos da era Parmalat, parceria que durou de 1992 a 2000. Ele comandou o time nas conquistas do bicampeonato brasileiro (1993 e 1994), no título do Rio-São Paulo (1993) e em três Paulistas (1993, 1994 e 1996).

Atual técnico do Santos, Cuca, 57, poderia ter feito parte do esquadrão alviverde nas primeiras conquistas de Luxemburgo. Ele estava no time palmeirense em 1992, quando ainda era jogador, mas deixou o clube depois de disputar 24 jogos, transferindo-se justamente para a equipe da Vila.

Ao sair do Palmeiras, acabou perdendo a chance de participar da campanha do alviverde no Estadual de 1993, que tirou o clube de um jejum de 17 anos sem títulos.

Já como treinador, foi justamente Cuca que ajudou o time alviverde a sair de outro longo jejum, em 2016, quando a equipe voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro depois de 22 anos na fila."

No histórico geral de conquistas, o atual treinador alviverde leva vantagem, com 25 títulos, contra 8 de Cuca.

Atualmente, contudo, Luxemburgo vive um momento mais turbulento. Apesar da conquista do Campeonato Paulista, o futebol apresentado pelo Palmeiras desde a retomada dos torneios depois da paralisação provocada pela pandemia tem desagradado aos torcedores.

Na temporada, a equipe só venceu um jogo contra times da Série A do Brasileiro, justamente na última rodada, contra o Athletico-PR, por 1 a 0. O resultado, novamente sem apresentar bom futebol, não livrou o treinador das críticas.

Cuca foi contratado antes do início do Brasileiro pelo Santos, para substituir Jesualdo Ferreira, e não tem nem um mês de trabalho, mas conseguiu tempo para respirar com duas vitórias seguidas: 3 a 1 contra o Athletico e 1 a 0 diante do Sport, fora de casa.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X SANTOS

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Diogo Barbosa (Matías Viña); Gabriel Menino, Patrick de Paula, Zé Rafael, Lucas Lima, Rony; Luiz Adriano. T.: Vanderlei Luxemburgo

SANTOS
João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo (Alison), Luan Peres, Felipe Jonatan; Alison (Jobson), Carlos Sanchez, Diego Pituca; Marinho, Kaio Jorge, Soteldo. T.: Cuca

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 16h deste domingo (23)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Transmissão: TV Globo (p/ SP, PR, BA, MS, CE, AL E SE) e Premiere

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter