X

Esportes

Bom Senso FC mira apoio dos clubes menores para mudanças em 2015

Hoje, o movimento conta com 1.000 assinaturas de atletas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/11/2013 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Já conformado que as mudanças que propõe ao futebol brasileiro entrarão em vigor, na melhor das hipóteses, apenas em 2015, o Bom Senso FC pretende usar a próxima temporada para ampliar os seus tentáculos e atrair atletas das Séries C e D do Campeonato Brasileiro e jogadores de clubes que não disputam nenhuma competição nacional.

Hoje, o movimento conta com 1.000 assinaturas de atletas das Séries A e B do Brasileiro. E, segundo levamento do próprio Bom Senso FC, existem mais de 15 mil jogadores profissionais no País, sendo que 85% ganham até três salários mínimos. Por isso, a avaliação interna do grupo é que para ganhar corpo e força, é preciso chamar também atletas dos clubes menores. Assim, o Bom Senso FC se transformaria, de fato, em um movimento nacional e não apenas restrito à elite.

Nos primeiros meses de 2014, líderes e representantes do grupo pretendem percorrer o interior do País em busca de apoio. A ideia é mostrar que o movimento nasceu "de cima para baixo" porque só assim conseguiria chamar a atenção dos dirigentes e ressaltar que as reivindicações dos atletas dos clubes menores sempre estiveram na pauta do Bom Senso FC.

Para atender as demandas dos jogadores dos clubes pequenos, o Bom Senso FC pretende, por exemplo, exigir que a CBF não estipule apenas o número máximo de 73 partidas por temporada, mas também o mínimo de 41. A proposta visa manter os times menores em atividade o ano todo e não apenas no primeiro semestre.

O Bom Senso FC pretende usar a próxima temporada para atrair atletas das Séries C e D (Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo)

O movimento entende que por questões financeiras é impossível excluir os chamados grandes clubes dos campeonatos estaduais, mas prega uma participação menor desses times. Assim, as equipes do interior também poderiam ser protagonistas nessas competições e disputariam mais jogos no primeiro semestre.

Exemplo alemão

Para a segunda metade do ano, vários modelos de competições estão sendo discutidos internamente pelo Bom Senso FC. O grupo, porém, aguarda posicionamento e sugestões da CBF para só então fazer a sua contraproposta.

A reportagem apurou que uma das ideias debatidas pelo Bom Senso FC é que além das Séries A, B, C e D, o Campeonato Brasileiro também tenha divisões regionais. O modelo a ser seguido seria parecido com a Quarta Divisão do Campeonato Alemão. Nas primeiras fases, os clubes enfrentariam apenas rivais dos seus Estados e os melhores avançariam para os confrontos a nível nacional. Seria uma forma de os clubes menores jogarem pelo menos 41 partidas no ano e, assim, oferecer condições para se estruturarem e depois disputar as Séries A e B em pé de igualdade com as equipes mais tradicionais do País.

Outra meta do Bom Senso FC para 2014 é se aproximar dos clubes. A Abex (Associação Brasileira de Executivos de Futebol) serviria para fazer a "ponte".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter