SEDUC

Barcelona goleia o Bilbao e consagra melhor início da história

Com os dois gols marcados em seu jogo de número 350 pelo Barça, Lionel Messi chegou a 84 gols em 2012

Comentar
Compartilhar
03 DEZ 201212h40

 

Barcelona e Lionel Messi seguem com a rotina de quebrar recordes. No sábado (01), a equipe goleou o Athletic Bilbao por 5 a 1 em casa e confirmou o melhor início da historia do Campeonato Espanhol contando as 14 primeiras partidas disputadas, enquanto o argentino marcou dois e se aproximou da marca de mais gols marcados em um ano.
 
Com os dois gols marcados em seu jogo de número 350 pelo Barça, Lionel Messi chegou a 84 gols em 2012, precisando de apenas mais um para igualar a marca de 85 gols atingida pelo alemão Gerd Muller em 1972. Os outros gols do Barcelona foram marcados por Gerard Pique, seu primeiro na temporada, Fabregas e o brasileiro Adriano. Gomez diminuiu para o Bilbao.
 
O Barça já havia igualado o início de temporada do Real Madrid da temporada 1991/92, mas agora conseguiu superar e cravar o melhor início isolado com 13 vitórias e um empate, enquanto os merengues de 1991/92 tinham 13 vitórias e dois empates na 14ª rodada.
 
Assim, o Barcelona chega aos 40 pontos e pode ampliar a vantagem na liderança, já que Atlético de Madri e Real Madrid, respectivamente segundo e terceiro colocados, se enfrentam mais tarde. O Athletic Bilbao segue em situação ruim, ocupando a 14ª posição com 15 pontos.

Além da marca de Muller, Messi está a dois gols de igualar Cesar como maior artilheiro do Barça na história do Espanhol (Foto: AFP)
 
O jogo
 
Mesmo atuando em casa, o Barcelona demorou a esquentar no jogo, mas marcou logo em sua primeira oportunidade: após cobrança de escanteio aos 22 minutos, Fabregas chutou para defesa de Iraizoz e Piqué aproveitou o rebote.
 
Depois de abrir o placar, porém, a equipe deslanchou. Apenas três minutos após o tento de Piqué, Xavi deu grande passe em profundidade para Messi dominar na área e encobrir Iraizoz. O zagueiro Amorebieta ainda chegou na bola, mas não conseguiu mudar a trajetória para fora do gol.
 
Messi quase marcou o segundo aos 45, mas acertou o travessão após cruzamento rasteiro de Adriano. O próprio lateral da Seleção Brasileira deixou o seu gol logo depois, batendo forte dentro da área após passe em profundidade de Fabregas no lance seguinte.
Fabregas também deixaria o seu: aos 11 minutos da segunda etapa, Iniesta atraiu quatro marcadores e deixou a bola para o camisa 4 finalizar com tranquilidade. O Athletic Bilbao chegou a diminuir com Ibai Gomez no contra-ataque aos 20 minutos, mas não haveria espaço para uma reação.
 
Lionel Messi precisou de apenas cinco minutos para acabar com as esperanças de uma recuperação histórica ao de Jordi Alba pela esquerda da área, ajeitar para a perna direita e acertar o ângulo esquerdo de Iraizoz. O argentino ainda teve a chance de chegar ao 85º gol de 2012 aos 43 minutos, mas cabeceou por cima do gol após cruzamento de Piqué.