X

Educação

Iniciação científica está menos elitista, diz estudo

A pesquisa apontou também que a maioria dos estudantes não tem bolsa de estudo. Na rede privada 45.6% dos alunos declararam não utilizar nenhum tipo de financiamento

Publicado em 29/11/2013 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O perfil do aluno de iniciação científica da região Sudeste do País está mudando. A maioria estuda no período noturno (70,4% da rede pública e 54,7% na rede privada) e quase metade (48,5%) tem renda familiar entre três e dez salários mínimos. Os dados são de um levantamento feito pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superios do Estado de São Paulo (Semesp) que será divulgado nesta sexta-feira, 29, no 13.º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), evento na Faculdade Anhanguera de Campinas.

"Até anos atrás, a iniciação científica nas universidades era algo totalmente elitista. Os dados mostram que isso está em processo de mudança, com inclusão das classes mais baixas na pesquisa", afirma Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp. O Perfil do Aluno de Iniciação Científica da Região Sudeste do País mostra também que mais de um terço dos alunos já trabalhou ou trabalha 40 horas semanais. A proporção é quase igual nas redes privada e pública de ensino (37,3% e 36,5%, respectivamente). Isso é outro indicativo de que esses alunos são de classes mais baixas, já que universitários de famílias mais abastados costumam ter dedicação exclusiva aos estudos.

Entre os cursos universitários, os que apresentaram mais alunos na iniciação científica foram as Engenharias, seguidos por Administração, Direito, Computação e Informática e Biomedicina. Entre os pesquisadores iniciantes da rede pública, 46,2% são de cursos de Engenharia e Tecnologias. Já entre os alunos das privadas a maior parte é de cursos de Ciências Biológicas e da Saúde: 32,5%.

A pesquisa apontou também que a maioria dos estudantes não tem bolsa de estudo. Na rede privada 45.6% dos alunos declararam não utilizar nenhum tipo de financiamento. Na rede pública, o número é ainda maior: 61,5%. Apenas 5,9% dos alunos de iniciação científica da rede privada contam com bolsas de estudo e pesquisa concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nas públicas, esse porcentual é de 16,4% "Ainda falta incentivo das agências oficiais para a iniciação científica no Brasil", opina Capelato. 

A maioria dos alunos estuda no período noturno (70,4% da rede pública e 54,7% na rede privada) e quase metade (48,5%) tem renda familiar entre três e dez salários mínimos (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter