X
Educação

Guarujá discute Cyberbullying nas escolas a partir desta segunda (16)

Ação envolverá os mais de dois mil alunos dos 7º anos da rede municipal de ensino

Divulgação/PMG

A prática de bullying através do mundo virtual, que é denominado cyberbullying, também é uma preocupação da Prefeitura de Guarujá. Com base nisso, a Secretaria de Educação (Seduc) inicia, nesta segunda-feira (16), atividades nas escolas para debater o tema, que se faz tão importante nos dias atuais. A programação termina no dia 3 de agosto.

Ao todo, a ação envolverá um total de 2.082 estudantes da rede municipal. Todos pertencem aos 7º anos do ensino fundamental II e compreendem 69 turmas representando 13 escolas. A abordagem sobre o cyberbullying em Guarujá atenderá aos seguintes objetivos: características, consequências e como agir.

Para o desenvolvimento desta atividade, a Secretaria de Educação contará ainda com o importante apoio de profissionais de vários segmentos da sociedade (ver lista abaixo). Eles atuarão como voluntários e trarão informações relevantes aos alunos.  

Outro parceiro da ação é o Conselho Municipal de Juventude, que em conjunto com a Seduc – através da Coordenação de Ações Educacionais, que atua na Gestão de Ensino – vem contribuindo nas discussões para elaboração das ações no enfrentamento ao cyberbullying nas unidades escolares. 

Segundo o secretário interino de Educação de Guarujá, contextualizar este tema, especialmente no ambiente escolar, possibilita reflexões para ressignificar pensamentos, sentimentos e atitudes em prol da boa convivência.

“Devido à escola ser um espaço onde crianças e adolescentes desenvolvem suas relações sociais e aprendem a conviver com as diferenças, justificamos a importância da ação de conscientização. Além disso, esta é uma responsabilidade de toda a sociedade, não apenas do segmento educacional”, declarou.

O enfrentamento ao cyberbullying complementa ação iniciada na rede municipal de ensino, em agosto do ano passado e desenvolvida por meio do livro paradidático “Bullying, é o quê?”. A iniciativa abordou a conscientização, prevenção e combate ao bullying na rede municipal de ensino. Aproximadamente nove mil alunos de 9 a 12 anos participaram.

O que é Cyberbullying?

Trata-se da prática de bullying por meio de ambientes virtuais, a exemplo das redes sociais e aplicativos de mensagem. O bullying consiste em perseguição, humilhação, intimidação, agressão e difamação sistemática. Segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em 2018, um entre quatro crianças e adolescentes brasileiros já recebeu ofensas via internet, o que corresponde a mais de 5 milhões de pessoas entre 9 e 17 anos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Caminhada da Adoção pretende mobilizar pessoas e informar sobre o tema

Evento acontecerá no dia 10 de julho, na praia do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande

Perdido

Homem é encontrado perdido em via pública e está na UTI de hospital em São Vicente

Ele estava desorientado, sujo e com queimaduras; o homem foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), levado para o CREI e, em seguida, transferido para o hospital

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software