X

Economia

Economia mais fraca reduziu venda de veículos, diz IBGE

Além disso, as políticas de estímulo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o programa Minha Casa Melhor, não têm o mesmo impacto ao longo do tempo

Publicado em 13/11/2013 às 12:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A redução de 5,1% nas vendas de veículos e motos no mês de setembro sobre agosto é reflexo de um contexto econômico menos favorável. "Houve realmente uma redução no volume de vendas, por causa de fatores econômicos, refletindo o que o mercado está dizendo", afirmou o gerente da coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira. "Isso não impede que, no mês seguinte, o setor esteja crescendo", acrescentou.

Para Pereira, o comércio retrata o comportamento da economia como um todo. "Se a economia não está deslanchando como era esperado em termos de produção, ou do próprio crescimento, isso também reflete no comércio." A técnica Aleciana Gusmão ressaltou ainda que, apesar da manutenção na disponibilidade de crédito, o endividamento das famílias também pode levá-las a demandar menos produtos duráveis - o que se percebe também em móveis e eletrodomésticos, que tiveram queda de 0,2% em setembro ante agosto.

Além disso, as políticas de estímulo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o programa Minha Casa Melhor, não têm o mesmo impacto ao longo do tempo. "Elas perdem força em relação ao observado no primeiro momento", disse Aleciana.

Outro fator, porém, contribuiu para a queda nas vendas de veículos. Segundo Pereira, o processo de ajuste sazonal distribui o impacto dos feriados ao longo do ano, ainda que eles se concentrem em poucos dos 12 meses. "Há também uma explicação técnica", afirmou o técnico.

A redução de 5,1% nas vendas de veículos e motos no mês de setembro sobre agosto é reflexo de um contexto econômico menos favorável (Foto: Divulgação)

Apesar disso, o setor de veículos teve alta de 13,9% em setembro contra setembro de 2012, revertendo as quedas observadas no mesmo tipo de comparação nos meses de agosto (-12,7%) e julho (-1,8%). Segundo Aleciana, esse resultado é consequência da base de comparação mais baixa, uma vez que em agosto de 2012 houve uma corrida às concessionárias em função da determinação do governo de que aquele seria o último mês de desoneração para o setor - algo que não se verificou posteriormente, com a sequência de prorrogações do prazo para até dezembro deste ano.

No varejo ampliado, o setor de materiais de construção é o único que continua com bom desempenho. A alta foi de 10,1% em relação a setembro de 2012. Segundo Aleciana, o segmento ainda conta com redução do IPI como fator de impulsão das vendas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter