X

Diário Mais

Saiba porque mulheres não querem flores neste dia 8 de março

Confira 5 dicas para não cometer a gafe de minimizar a causa feminista no Dia Internacional da Mulher

Luana Fernandes

Publicado em 08/03/2024 às 14:53

Atualizado em 11/03/2024 às 13:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Dia Internacional da Mulher é uma data de luta e não de festa / Rosane Lima/PT

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Buquê de flores e bombons são os principais presentes distribuídos no Dia Internacional da Mulher. Homenagens de “parabéns” invadem as redes sociais com homens e empresas desejando felicidades ao sexo feminino no dia 8 de março. Mas será que a data é sobre isso?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A origem do Dia da Mulher é de luta e não de celebração. Mais de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II, em 8 de março de 1917. Esse evento ficou conhecido como "Pão e Paz".

Flores e bombons podem ser facilmente trocados por reconhecimento, sororidade e respeito. Ouvir o que uma mulher tem a dizer, assumir responsabilidades e cuidar para que a ela tenha segurança são ótimas formas de presentear uma mulher neste dia 8 de março.

Marleide Monteiro mostra qual ingrediente para ter um nome de sucesso

Para que você não cometa a “gafe” de ser mais um a dar flores e parabéns em um dia de luta, confira as dicas que o Diário do Litoral tem:

1 - Sem “parabéns”
O dia 8 de março não é dia de festa. Não cabe parabenizações. Ele foi instituído oficialmente pela ONU, em 1975, para relembrar a luta das mulheres por direitos iguais. Uma série de movimentos no século passado e que, inclusive, resultou na morte de muitas trabalhadoras, resultou nesta homenagem. A luta destas mulheres era por melhores condições de trabalho e o direito ao voto. É sempre importante lembrar que a desigualdade de gênero, existente até hoje, promove a diferença salarial, o feminicídio e a violência contra a mulher.

2 - Sem flores
Presentes típicos “femininos” como flores e chocolates também não são recomendados. Este tipo de presente pode dar uma ideia paternalista e, para alguns movimentos feministas, minimiza a importância da data. Quer presentear uma mulher no seu dia? Deixe que elas falem sobre as questões que enfrentam todos os dias. Outro bom presente é a escuta e o aprendizado para diminuir ações machistas.

3 - Sem gracinha
“Você embeleza o nosso dia”. Não! A mulher que convive em seu cotidiano ou ambiente de trabalho não foi criada para deixar o seu dia mais bonito e cheiroso. Estes comentários podem ser considerados uma objetificação da mulher. A sua colega não é um “bibelô”. Ela tem suas próprias lutas e não vive em função de outro homem. Quer falar sobre a importância dela no ambiente em que vive? Demonstre o seu apoio pela luta dos direitos das mulheres e elogie outras características da colega que não tenha a ver com a aparência dela.

Monja Coen traz palestra à Baixada Santista na Semana da Mulher

4 - Sem favores domésticos
Nada de fazer tarefas domésticas como presente de Dia das Mulheres. Ser proativo em seu lar só por conta do dia 8 de março só mostra o quanto você acredita que estas tarefas são deveres da mulher. Você não está fazendo um “grande” favor, mas só parte da sua obrigação como morador da casa. De acordo com o estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as mulheres trabalham 7,5 horas a mais por semana do que os homens por causa da dupla jornada. Ou seja, além de ter que dar duro durante as oito horas de expediente no emprego, a sua companheira ou mãe precisa, ainda, chegar em casa e dar conta das tarefas domésticas. O melhor "mimo" que você pode dar para a mulher da sua vida é dividir igualmente as responsabilidades domiciliares e fazer a sua parte diariamente.

5 -  Sem piadinhas
Não diga: "se tem o dia das mulheres, deveria ter o dia dos homens". As piadinhas durante o Dia Internacional da Mulher não são aceitáveis, porque - mais uma vez - diminuem a importância da data. Este tipo de brincadeira pode mostrar que você minimiza a luta feminista e busca das mulheres por direitos iguais. 

Faça um pequeno exercício durante o Dia da Mulher: pare, escute e seja solidário à causa. Mulheres estão muito ocupadas em suas lutas e com toda carga que carregam. Tenha respeito e empatia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Revitalização de praça começa neste mês na ponta da praia; veja como ficará

O espaço ganhará novas calçadas, guias, sarjetas, jardins e iluminação reforçada, além de monumentos escultóricos e projeto paisagístico especial

Santos

Rede atacadista faz Festival de Fraldas e promete preços especiais até dia 19 em Santos

O Fort oferece oportunidades imperdíveis para economizar na compra de fraldas e outros itens para bebês

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter