X

Cultura

Professora de Cubatão lança livro "Tratados dos Ventos na Maré-cheia" nesta sexta-feira (19)

Cristiane Sebastião fez um mergulho em suas memórias durante a pandemia. Publicação conta com ilustrações de Nice Lopes, também servidora municipal

Da Reportagem

Publicado em 18/11/2021 às 21:02

Atualizado em 18/11/2021 às 21:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A escritora explica que a publicação / Divulgação

Um mergulho nas memórias da pandemia poderia ser uma dura atividade para a maioria das pessoas, mas para Cristiane Sebastião, professora da rede pública de ensino de Cubatão, esse processo foi de cura e gerou um livro. A publicação "Tratados dos Ventos na Maré-cheia" será lançada nesta sexta-feira (19) às 18h na Livraria Realejo, em Santos (Rua Marechal Deodoro, nº 2).

Apaixonada por literatura desde menina, Cristiane usou a primeira experiência como escritora para expressar um autocuidado neste período difícil de isolamento social. "Fiz um mergulho em mim e transbordei pelas palavras. É quase um relicário em que expresso memórias e sentimentos tão comuns a todas e todos nós", afirma.

Os livros estão presentes também em seu trabalho: professora do Ensino Fundamental e servidora pública municipal há 15 anos, Cristiane faz da leitura uma prática diária junto às crianças da UME Padre Antônio Oliveira, escola que está lotada este ano. "Leio praticamente todos os dias pra elas".

 

Mirou as mulheres, acertou a todos

A escritora explica que a publicação "Tratados dos Ventos na Maré-cheia" transita por vários gêneros literários como poesia, contos, cartas e relatos. É uma produção independente, sem editora, apenas com colaborações para a produção do livro. Uma das parcerias é com a também servidora pública e artista Nice Lopes que criou as ilustrações da capa e miolo do livro.

A publicação e o lançamento do livro agora em novembro foram propositais, explica Cristiane Sebastião. Ela quis que coincidisse justamente com o retorno presencial das atividades e o retorno gradativo à normalidade. Parte da produção será comercializada em livrarias e pela internet, mas o projeto também contará com distribuição participativa dentro do programa Garupa Literária que trabalha com distribuição de livros em espaços públicos e, possivelmente, nas comunidades em que a educadora atua.

Pensado inicialmente para contemplar o universo feminino, Cristiane mergulha em sentimentos profundos como o medo, as dores da alma, o luto, as perdas... Singela e intensa, vai no cerne da condição humana que não tem gênero e que procura, assim como a autora, encontrar a esperança na próxima estação do ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter