X

Cultura

Casa de Culturas de Santos: um novo espaço público de acesso à arte

Cerimônia de inauguração da Casa contou com a presença de vários artistas da Cidade e com homenagem ao poeta santista Vicente de Carvalho

Luana Fernandes

Publicado em 21/04/2024 às 08:30

Atualizado em 21/04/2024 às 09:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Novo espaço cultural funciona em casarão antigo na Rua 7 de Setembro / Divulgação/PMS

Um espaço totalmente dedicado ao acesso à arte e à cultura. Assim inaugurou a Casa de Culturas de Santos na última sexta-feira (19) no casarão centenário da Rua Sete de Setembro, 49, na Vila Nova. O local abre de quinta a sábado das 14h às 19h e domingo das 11h às 16h. A entrada é gratuita.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O novo espaço ocupa o casarão tombado e restaurado de estilo eclético situado e construído em 1900 para ser residência de funcionários da então Cia Docas de Santos. Alugado pela Prefeitura, abrigará exposições, lançamentos de livros, oficinas literárias e atividades das diversas manifestações artísticas.

A gestão será da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos e a curadoria de Flávio Viegas Amoreira. Parte dos recursos investidos na Casa é proveniente da arrecadação com o Baile Oficial da Cidade realizado em janeiro deste ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Formação

Ao entregar oficialmente o novo espaço, o prefeito Rogério Santos destacou a tradição da Cidade de formar grandes artistas e que o acesso à cultura gera oportunidade e trabalho. "Essa casa terá as portas abertas para quem já gosta de arte e também para quem quer conhecer. Será um espaço de inclusão".

O presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Luiz Dias Guimarães, afirmou que a proposta é também combinar história e tecnologia criando uma linguagem que atraia e converse com os jovens. Já o curador da Casa das Culturas, o escritor Flávio Viegas Amoreira, disse ainda que o local vai promover acessibilidade cultural, com foco na população do bairro e das proximidades. "Cultura não é privilégio, é um direito de todos".

A cerimônia de inauguração da Casa contou com a presença de vários artistas da Cidade e com homenagem ao poeta santista Vicente de Carvalho, que nesta segunda (22) completa o centenário de morte.

O neto Vicente Augusto de Carvalho e a bisneta Beatriz Carvalho Ricardo receberam do prefeito uma placa de homenagem e participaram da abertura da exposição Vicente de Carvalho, Além-Mar, em cartaz até 19 de maio.

"Nós estamos muito emocionados com a homenagem e felizes com essa Casa, que é um presente para a Cidade", destacou Vicente.

A noite teve ainda apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes e do Coletivo Querô do Instituto Arte no Dique e sarau em homenagem a Vicente de Carvalho.

Mostra

Produzida pela Fundação Arquivo e Memória, a exposição Vicente de Carvalho, Além-Mar presta homenagem ao santista resgatando as suas várias facetas e mostrando sua presença ainda viva na Cidade: nos nomes da avenida da praia, da Concha Acústica e da Fonte do Boqueirão e na icônica escultura no jardim da orla, próximo ao canal 3. O próprio jardim hoje é uma realidade graças a uma campanha liderada por Vicente de Carvalho em 1921.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeitos de lavagem de dinheiro para o PCC são presos em Praia Grande

Segundo investigações, o trio comandava um esquema de fraudes para lavar dinheiro do tráfico de drogas, utilizando imóveis e contas em bancos digitais

Esportes

O futebol continua! Veja os campeonatos que não terão paralisação

Times gaúchos estão envolvidos nos principais torneio do futebol brasil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter