X
Cultura

Online: Encontro de Circo terá arte e educação inseridas em espetáculos e oficinas

Toda a programação é gratuita e poderá ser assistida pelos canais do @coletivocircusp e @circonobeco no Youtube e Facebook, além do Twitch @circonobeco

A programação inclui quatro espetáculos e diversos números circenses, atividades de formação e produção de conhecimento, mesas de debate, entre outras atrações, que poderão ser assistidas gratuitamente / Natan Garcia / Divulgação

O 5º Encontro de Circo, Arte e Educação para uma Pedagogia do Palhaço (Circusp), do Coletivo Circusp será realizado online entre os dias 18 e 29 de outubro de 2021.

A programação inclui quatro espetáculos e diversos números circenses, atividades de formação e produção de conhecimento, mesas de debate, entre outras atrações, que poderão ser assistidas gratuitamente pelos canais do @circonobeco, no Youtube, Facebook e Twitch; e @coletivocircusp, no Youtube e Facebook.

Ao todo, o evento contemplará  38 projetos artísticos de sete estados - São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará - e também do Distrito Federal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

PROGRAMAÇÃO.
A abertura oficial será no dia 18 de outubro, segunda-feira, às 19h, com a exibição de depoimentos em vídeo sobre o Circusp.

Os quatro espetáculos selecionados - “Em Busca do Ingrediente Secreto”, do Ateliê de Criações (São Paulo - SP), “In Concertina”, do Palhaço Ritalino (Londrina-SP), “Reciclown Circus”, da Cia Rarus Circus (Ribeirão Preto - SP) e “Atravessando Lugares”, da Cia Mano a Mana (São Paulo - SP) - serão apresentadas, respectivamente, nos dias 19, 21, 26 e 28 de outubro, sempre a partir das 16h.

Sessões que reúnem números de variedades circenses (Variétés), Mostra “Lado B”, conteúdo para crianças(Espaço Cirquinho/Pscirquinho) e shows musicais, como o da cantora Tulipa Ruiz, que encerra o encontro no dia 29, às 20h, também pontuam a programação artística.

Já entre as atividades formativas, temas como ‘Introdução a transdisciplinaridade dos saberes circenses em âmbito escolar’; ‘Palhaçaria e Yoga do Riso’, “A Crise Na Arte”, “A Mulher Preta no Circo” e ‘Ritmo em cena: percussão corporal e música com objetos’ movimentam as oficinas, mesas de debate e bate-papos.

O 5º Circusp é parte do programa de fomento e difusão cultural do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (14.017/2020), edital ProAC Expresso LAB 49/2020, Governo Federal, Brasil.

Sobre o Circusp - O Circusp é um coletivo que se ramificou do antigo Infesta, série de eventos idealizados pelos pedagogos Marco Guerra e Thiago Batista em 2011 na Faculdade de Educação (FE-USP) e que visava prestigiar a arte do circo e do hip hop. 

Atualmente, o grupo tem como objetivo unir as produções e pesquisas acadêmicas relacionadas à arte circense ao mesmo tempo em que desenvolve projetos de extensão para que o circo entre na Universidade.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Homem procura hospital com projétil de canhão no ânus e médicos acionam equipe antibomba

O objeto tem 17 cm de comprimento e 6 cm de largura

Santos

Santos realiza caminhada de conscientização sobre HIV/Aids neste sábado

Os pedestres, que devem trajar uma peça de roupa ou acessório na cor vermelha, seguirão até a Praça das Bandeiras

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software