X

Cotidiano

Festival Indígena traz imersão e encanta público em Bertioga

A festa segue até domingo (21) e ainda terá um super show com a cantora Maria Gadú

Jeferson Marques

Publicado em 19/04/2024 às 16:30

Atualizado em 19/04/2024 às 17:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Festival Indígena de Bertioga vai até este domingo, dia 21 / Nair Bueno/Diário do Litoral

O Festival Internacional Indígena de Bertioga comemora mais uma edição com um leque de atrações e atrativos para todas as idades. A festa acontece até domingo, dia 21, no Parque dos Tupiniquins, no Centro. E na manhã desta sexta (19) as comemorações tiveram início às 10h, quando crianças e adolescentes da rede municipal, além de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) puderam interagir com os índios, dançar, fazer fotos e conversar sobre a cultura e tradição destes povos.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Já nas primeiras horas da manhã dezenas de pessoas passeavam pela enorme estrutura montada no Parque dos Tupiniquins. Desde estátuas gigantes de pajés até estruturas menores de madeira que serviam de cenário para fotos, o festival mostrou que em 2024 tem tudo para ser ainda mais memorável. Músicas típicas, artesanatos, cores, culinária, roupas, ervas e pomadas naturais chamavam a atenção do público, que não hesitava em tirar fotos e conversar com as tribos.

Dava para notar que o encantamento maior vinha das crianças. Elas ficavam curiosas em saber para que serviam alguns objetos, queriam segurar, cheirar e enchiam os indígenas de perguntas, que eram prontamente respondidas. As pulseiras e colares eram as que mais prendiam a atenção delas, talvez pelas cores, estilo diferente ou material utilizado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre os convidados para o FIIB estão 140 indígenas de cinco etnias: Guarani, Parecí, Bororo, Javaé e Fulni-ô. Estarão presentes também indígenas internacionais, como: Alba Duarte Portillo - poeta indígena do Paraguai; Victoria Portillo Duarte - Ativista cultural Guarani do Paraguai; e Martha Kichua, ativista cultural indígena do Equador.

Uma das autoridades presentes na festividade, Thalita Walperes, ex-secretária de segurança da cidade e agora chefe de gabinete, disse estar emocionada com o tamanho do evento e com toda a programação oferecida à população. 

"Vocês estão aqui cobrindo essa festa linda e já puderam sentir a energia que está. O governo atual respeita e valoriza a história e tradição dos povos originários, e estamos entregando um evento familiar com diversas opções de lazer, diversão, informação e interação. Quem vier até o Parque dos Tupiniquins ficará encantado com o tamanho da estrutura que foi montada e ainda mais encantado ao ter contato com os indígenas", afirma.

Como ex-secretária de segurança, recentemente Thalita deixou o cargo para ser chefe de gabinete, e também falou sobre isso, apontando que saiu da pasta feliz e com o sentimento de dever cumprido.

"Já estou em imersão e tendo contato com todas as outras secretarias. Passei a auxiliar o prefeito Caio Matheus na continuidade do seu trabalho e é algo inédito pra mim. Mas, falando da segurança, foi muito comprometimento e trabalho nos últimos anos, com dezenas de entregas e ainda mais entregas que virão, como o Complexo de Segurança, que logo será inaugurado. Enfim, estou bem contente com o que fiz e ciente de que posso fazer ainda mais, pois meus filhos são criados aqui e trabalho com amor pelo que faço", finaliza.

Acessibilidade

Também presente na festa, o prefeito Caio Matheus foi perguntado sobre a acessibilidade do Parque dos Tupiniquins, onde ocorre o Festival Indígena. Mais de 80% do lugar está com acessibilidade, o que coloca Bertioga em um seleto grupo de cidades que entregam este tipo de serviço em um parque à céu aberto.

"Era um investimento que sempre queríamos fazer, e fizemos. Até o final de maio entregamos o restante das passarelas de madeira ecológica, o que torna nosso parque 100% acessível à cadeirantes ou pessoas que tenham qualquer dificuldade de locomoção. Aliás, temos aqui o primeiro forte do Brasil (São João) e instalamos nele um elevador de plataforma para também atender essas pessoas. Ou seja, todo este grandioso espaço está acessível e isso nos orgulha muito", comemora.

Sobre o Festival Indígena, Matheus destacou o respeito como base de qualquer comemoração. "Este espaço provoca imersão e experiência diferenciada, mas também discute a temática e desafios que os índios ainda enfrentam, além do preconceito. Estamos aqui dando voz aos povos originários em uma grande demonstração de respeito e admiração", finaliza.

O Festival Internacional Indígena de Bertioga segue até domingo, dia 21. Confira abaixo a programação deste final de semana:

20/04 - Sábado

9h30 no Parque – Feira de Artesanato
10h na Tenda – Fórum Literatura Indígena: a história não contada
10h30 no Parque – Dança de saudação indígena dos povos Javaé e Fulni-ô
14h no Parque – Apresentações culturais Guarani e Pareci
15h no Parque – Culinária Pareci e Javaé
15h30 no Parque – Pintura corporal Javaé
16h Parque – Apresentações da Juventude Indígena
18h na Tenda – Monstra de produções audiovisuais indígenas
19h na Arena – Esportes Indígenas
19h45 na Arena – Canto Javaé e Apresentação cultural Cunha Porã: Desfile da Beleza Indígena

22h na Tenda - Show da cantora e ativista Maria Gadú
 
21/04 – Domingo

9h30 no Parque – Início da Feira de Artesanato
10h na Tenda – Roda de Conversa afirmação da Identidade, a Mãe Terra – cultura e formas de vida
11h no Parque – Dança e canto Bororo
14h no Parque – Atividades culturais Fulni-ô e Bororo
15h no Parque – Culinária Fulni-ô e Bororo
16h no Parque – Atividades culturais Javaé
16h30 na Tenda – Mostra de produções audiovisuais indígenas
18h na Arena – Esporte Indígena e Canto Fulni-ô
19h na Arena - Cerimônia de encerramento

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeitos de lavagem de dinheiro para o PCC são presos em Praia Grande

Segundo investigações, o trio comandava um esquema de fraudes para lavar dinheiro do tráfico de drogas, utilizando imóveis e contas em bancos digitais

Esportes

O futebol continua! Veja os campeonatos que não terão paralisação

Times gaúchos estão envolvidos nos principais torneio do futebol brasil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter