X

Cotidiano

Bella Cia. leva palhaçaria da Baixada Santista para o mundo

Integrantes da Companhia já levaram o nome da Baixada Santista e do Brasil para Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, França, México, Uruguai, Chile e Argentina

Caroline Souza

Publicado em 27/11/2017 às 11:30

Atualizado em 28/11/2023 às 10:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Palhaços também percorrem o Brasil com seus espetáculos / Divulgação

“Quero fazer o bem através do riso”. É assim que Plínio Soares define sua profissão de palhaço profissional. Ele, Paulo Barros e Walmir Santana voltaram recentemente de mais um dos festivais internacionais que a Bella Cia. já participou.

Fundada há 20 anos, a Companhia começou com teatro de bonecos e, com o tempo, foi incorporando os palhaços, reunindo circo e teatro.

A última parada da Bella Cia. foi no “8º Fiesta Del Teatro Cúcuta”, que é o maior festival de teatro da região de Santander, na Colômbia. Com o espetáculo “Flor Flo Fl”, foram os únicos a representar não só a Baixada Santista, mas o Brasil no festival.

Em “Flor Flo Fl”, três palhaços, sendo um pipoqueiro, um noivo e um músico fazem da rua seu circo, em três cenas diferentes, e buscam resgatar o palhaço, figura ilustre no picadeiro.

“Flor foi pensado para se apresentar no exterior, porque não tem comunicação verbal, tornando-se universal. Mas, ao mesmo tempo, tem muita interação com o público”, explica Plínio, que além de palhaço profissional, é fundador da Companhia, ator, dramaturgo e diretor.

Os sete integrantes da Companhia já levaram o nome da Baixada Santista e do Brasil para Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, França, México, Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia.

Os palhaços também percorrem o Brasil com seus espetáculos e fazem diversas apresentações pela Baixada Santista. Mas acreditam ser mais reconhecidos lá fora. Todos os custos das viagens são pagos com o dinheiro de cachês e de ‘chapéu’ - quando eles passam o chapéu ao final do espetáculo. “Já tentamos apoio do governo, mas é muito complicado. O que temos é a ajuda de muitos parceiros”, relata.

Na estrada a caminho de festivais, eles encontram outros grupos da Baixada e do Brasil. “Ver o trabalho dos outros é uma troca e sair do País faz parte do aprendizado do artista, pelo intercâmbio cultural”, comenta.

Em janeiro de 2018, a Companhia vai se apresentar no Eu Riso - Encontro Internacional de Palhaços, que acontece em Fernandópolis, São Paulo. O grupo aguarda ainda aprovação em outros festivais na Colômbia e na Venezuela.

Pouco tempo depois de voltarem da Colômbia o carro do irmão de Plínio, que estava com todo o cenário de “Flor Flo Fl”, foi roubado em São Paulo. “Achamos tudo queimado em um terreno depois. O festival de Cúcuta foi a última apresentação com o espetáculo daquela forma”. Apesar da tragédia, Plínio consegue enxergar o lado bom disso. “O palhaço valoriza o fracasso e se reconstrói a cada fracasso. Talvez seja a hora da gente se reinventar”, conclui.

Praiaças

O movimento de palhaçaria feminina da Baixada Santista, Praiaças, que completou um ano em novembro, também foi idealizado pela Bella Cia. Hoje, reúne mulheres palhaças de diferentes companhias.

Juliana Bordalo é coordenadora do Movimento e uma das integrantes da Bella Cia. Para ela, a palhaçaria “é uma forma de expressão e manifestação, que traz as inquietações que as pessoas não conseguem colocar para fora”.

A palhaça conta que em torno de 60 mulheres já passaram pela sede. “O objetivo do movimento é o diálogo entre as mulheres, porque é um lugar novo para nós. Antes, só havia palhaços e a gente tinha que se transvestir de homem para participar”, explica.

As Praiaças estão organizando um movimento de palhaças para 2018, que pretende reunir mulheres de diversos países na Baixada Santista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter