X

Cultura

Curta metragem santista irá retrata o Alzheimer por meio da inocência de uma criança

A ficção é uma produção de universitários e segue no Catarse em fase de financiamento coletivo

Publicado em 20/08/2014 às 16:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dar visibilidade a uma doença silenciosa mas cada vez mais comum em idosos com mais de 60 anos no Brasil: o Alzheimer. Essa é a proposta que jovens universitários da cidade de Santos pretendem retratar no curta metragem “Procura-se”, uma produção que narra a história de uma envolvente relação familiar entre avô e neto, que veem a amizade entre eles estremecida após a descoberta da doença por parte do avô. O curta acaba de ser aprovado pelo Catarse, site de financiamento coletivo, e segue em fase de arrecadação de recursos para que possa ser realizado.

Na produção, serão apresentados os sintomas da evolução da doença por meio dos sentimentos e da visão inocente de Miguel, uma criança de xx anos que tem uma forte relação com Bartô, seu avô. Os dois são inseparáveis, até que essa amizade é abalada por uma notícia que dará à Miguel a missão de ajudar o seu melhor amigo.

O roteiro e a direção são da universitária Jéssica Lopes, que tem proximidade com o assunto por conviver com o seu avô, que tem Alzheimer. “É triste ver alguém da sua família adoecer, isso afeta a todos. O “Procura-se” foi a forma que encontrei de expor meus sentimentos de forma leve por meio do olhar puro de uma criança, mas que informe as pessoas sobre os sintomas e o dia a dia de quem convive com o Alzheimer” revela a diretora, que acompanha a doença de seu avô, de 91 anos, desde quando ela tinha 9 anos.

Para ajudar na arrecadação de recursos para o filme, é só fazer a doação pelo endereço http://catarse.me/procurase. O dinheiro será utilizado para os gastos de produção (pagamento de profissionais, alimentação, equipamentos e transporte) e quem puder colaborar, consta explicado na página todas as contrapartidas.

A ficção é produzida por universitários do último semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Unimonte (Santos-SP) e profissionais do mercado audiovisual, todos com trabalhos exibidos em mostras e festivais. Siga as informações de pré-produção, testes de elenco e início das filmagens na fanpage do curta: http://facebook.com/curtaprocurase.

A diretora – Jéssica Lopes fez sua primeira produção audiovisual em 2006, no projeto “Gente é Para Brilhar”, como assistente de direção. Em 2010, ingressou nas Oficinas Querô, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que capacita jovens para o audiovisual, onde dirigiu seu primeiro curta, “Bingo”. Atualmente, cursa o último ano em Cinema e Audiovisual na Unimonte (Santos-SP) e já integrou a equipe de mais de 15 produções audiovisuais como produtora, orientadora e produtora de elenco.

Alzheimer

É a principal enfermidade em pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Trata-se de uma doença degenerativa, sem cura, mas que permite tratamento para controlar as alterações de comportamento do paciente, aumentando a qualidade de vida. Foi descoberta em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Cerca de 35 milhões de pessoas sofrem da doença no mundo, sendo 1,2 milhão de casos no Brasil. (Dados da ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer / http://abraz.org.br).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cotidiano

Operação Comboio na Anchieta gera lentidão na manhã desta sexta-feira

Parte da lentidão é por conta do tempo encoberto com chuva em pontos isolados do Sistema Anchieta-Imigrantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter