X

Cultura

Curta metragem santista irá retrata o Alzheimer por meio da inocência de uma criança

A ficção é uma produção de universitários e segue no Catarse em fase de financiamento coletivo

Publicado em 20/08/2014 às 16:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dar visibilidade a uma doença silenciosa mas cada vez mais comum em idosos com mais de 60 anos no Brasil: o Alzheimer. Essa é a proposta que jovens universitários da cidade de Santos pretendem retratar no curta metragem “Procura-se”, uma produção que narra a história de uma envolvente relação familiar entre avô e neto, que veem a amizade entre eles estremecida após a descoberta da doença por parte do avô. O curta acaba de ser aprovado pelo Catarse, site de financiamento coletivo, e segue em fase de arrecadação de recursos para que possa ser realizado.

Na produção, serão apresentados os sintomas da evolução da doença por meio dos sentimentos e da visão inocente de Miguel, uma criança de xx anos que tem uma forte relação com Bartô, seu avô. Os dois são inseparáveis, até que essa amizade é abalada por uma notícia que dará à Miguel a missão de ajudar o seu melhor amigo.

O roteiro e a direção são da universitária Jéssica Lopes, que tem proximidade com o assunto por conviver com o seu avô, que tem Alzheimer. “É triste ver alguém da sua família adoecer, isso afeta a todos. O “Procura-se” foi a forma que encontrei de expor meus sentimentos de forma leve por meio do olhar puro de uma criança, mas que informe as pessoas sobre os sintomas e o dia a dia de quem convive com o Alzheimer” revela a diretora, que acompanha a doença de seu avô, de 91 anos, desde quando ela tinha 9 anos.

Para ajudar na arrecadação de recursos para o filme, é só fazer a doação pelo endereço http://catarse.me/procurase. O dinheiro será utilizado para os gastos de produção (pagamento de profissionais, alimentação, equipamentos e transporte) e quem puder colaborar, consta explicado na página todas as contrapartidas.

A ficção é produzida por universitários do último semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Unimonte (Santos-SP) e profissionais do mercado audiovisual, todos com trabalhos exibidos em mostras e festivais. Siga as informações de pré-produção, testes de elenco e início das filmagens na fanpage do curta: http://facebook.com/curtaprocurase.

A diretora – Jéssica Lopes fez sua primeira produção audiovisual em 2006, no projeto “Gente é Para Brilhar”, como assistente de direção. Em 2010, ingressou nas Oficinas Querô, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que capacita jovens para o audiovisual, onde dirigiu seu primeiro curta, “Bingo”. Atualmente, cursa o último ano em Cinema e Audiovisual na Unimonte (Santos-SP) e já integrou a equipe de mais de 15 produções audiovisuais como produtora, orientadora e produtora de elenco.

Alzheimer

É a principal enfermidade em pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Trata-se de uma doença degenerativa, sem cura, mas que permite tratamento para controlar as alterações de comportamento do paciente, aumentando a qualidade de vida. Foi descoberta em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Cerca de 35 milhões de pessoas sofrem da doença no mundo, sendo 1,2 milhão de casos no Brasil. (Dados da ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer / http://abraz.org.br).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Mais de 20 vagas de emprego estão ofertadas no PAT de Praia Grandes

Interessados devem comparecer ao PAT para retirar carta de encaminhamento

Santos

Para mulheres, programa 'InovaMãe' começa nesta segunda (11), em Santos

Interessadas em participar do evento, devem realizar a inscrição gratuitamente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter