Grupos Artísticos fazem a segunda apresentação do Projeto Música e Cia – Ano 2

Lives irão ao ar nos dias 26 e 27 deste mês, nas páginas no Facebook da TV Câmara de Cubatão e dos Grupos Artísticos, às 19 horas

Comentar
Compartilhar
25 NOV 2020Por Da Reportagem10h20
A Banda Sinfônica preparou um concerto especial, inspirado no Movimento Vidas Negras ImportamFoto: Divulgação

Marcadas para os dias 26 e 27 (próximas quinta e sexta-feira), às 19 horas, as apresentações dos Grupos contarão com uma programação especial e uma parceria inédita com a TV Câmara Cubatão.  Com isso, os espetáculos serão exibidos nas páginas do Facebook da TV e dos Grupos Artísticos no Facebook (www.facebook.com/gruposartisticoscubatao – https://www.facebook.com/tvcamaracubatao/).

A Banda Sinfônica preparou um concerto especial, inspirado no Movimento Vidas Negras Importam. No repertório estão obras dos compositores e maestros negros Anacleto de Medeiros e João Carlos Rocha. O primeiro, nasceu em 1866, em Paquetá, no Rio de Janeiro, e foi o organizador da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado e um dos pioneiros na gravação de discos no Brasil. 

João Carlos é um maestro de Cubatão, com passagem pelo Coral Zanzalá, que hoje ocupa lugar de destaque na música clássica mundial.  “Nada mais justo que homenagear músicos e compositores negros no mês da Consciência Negra. Essa é a nossa contribuição para combater e eliminar o racismo de uma vez por todas no Brasil”, explica o maestro Marcos Sadao. A apresentação da Sinfônica acontece no dia 27, às 19 horas. 

A Sinfônica também preparou uma homenagem a Edmundo Villani-Côrtes, compositor, regente e professor mineiro referência no País. “É uma justa homenagem a este grande nome da música brasileira”, explicou o maestro Roberto Farias, coordenador geral do Projeto Música e Cia – Ano II.

 

Rinascita
No mesmo dia, também na sexta-feira, o Grupo Rinascita fará a sua a apresentação. Com o tema Baile de Máscaras, o concerto tem obras como Der Koniginnen Intrada, de William Brade e Scarborough Fair. Referência no Brasil, o grupo tem a direção artística do maestro André Farias e apresentará 8 composições no espetáculo. 

Cia de Dança faz apresentação especial
A Cia de Dança vai se antecipar e fará a sua live no dia 26, também às 19 horas e com a parceria da TV Câmara Cubatão. A apresentação terá 13 coreografias, com destaque para a música Paciência, de Lenine, interpretada pela bailarina Isabella Oliveira. A Cia de Dança acumula prêmios de destaque no Brasil e no mundo e tem a direção artística de Flavia Sá e Vanessa Toledo. 

O Música e Cia II é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão (AMBSC), por meio de emendas impositivas destinadas pelos vereadores da Cidade em uma parceria entre a Associação e a Prefeitura Municipal. 
“Apesar de todas as dificuldades, conseguimos produzir arte de qualidade. Isso prova que a nossa cidade tem muitos artistas talentosos e acredito que teremos o apoio necessário para que os Grupos Artísticos retomem suas atividades de forma plena”, disse Éder Crispim, presidente da AMBSC.