X

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Da Reportagem

Publicado em 23/04/2024 às 18:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Medida beneficia de 300 a 400 pessoas, tendo em vista haver de 3 a 4 integrantes em cada núcleo familiar / Theo Jr e Thiego Barbosa/PMC

Na noite desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Cubatão realizou a entrega de 105 escrituras definitivas aos moradores da Vila Natal e Caminho 2. A medida beneficia de 300 a 400 pessoas, tendo em vista haver de 3 a 4 integrantes em cada núcleo familiar. O evento faz parte do processo de regularização fundiária do bairro que teve início em 2020, com registro dos loteamentos em 2023.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A cerimônia ocorreu na UME  Ulysses Guimarães e foi promovida pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), na Baixada Santista, o vice-prefeito Ivan Hidelbrando e também representantes da Câmara de Vereadores, além de outras autoridades locais e membros do Conselho Municipal de Habitação.

A entrega das escrituras assegura o direito à moradia àqueles que residem em assentamentos de áreas urbanas ainda não regularizados. A legislação em vigor garante gratuidade para famílias que se enquadram na modalidade Regularização Fundiária Urbana (Reurb), de interesse social, com renda familiar inferior a 5 salários mínimos e sendo a primeira aquisição de imóvel. Assim como a Vila Natal e Caminho 2, vários núcleos habitacionais de Cubatão têm sido contemplados pelo projeto. Desde 2017, mais de 3.000 famílias já receberam a escritura definitiva do imóvel de maneira gratuita dentro do Reurb, como nos bairros do Jardim Nova República, Vila São José, Núcleo Beira-Rio, Jardim Real e Conjunto São Francisco.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Importante ressaltar que o processo de regularização fundiária não foi construído da noite para o dia. Este ato aqui representa anos de trabalho, com equipes que debruçaram na tarefa de fazer as coisas acontecerem, de torná-las realidade, conforme bem observou o coordenador do SPU. Empenho esse que não para por aqui”, disse o prefeito Ademário, que lembrou dos 35 anos que ele e sua família viveram na Vila Natal. Ao chegar da Bahia, o bairro foi cenário de grande parte da vida dele.

“Aqui, eu ainda me sinto em casa, pois cresci e obtive várias conquistas morando nesse bairro, em uma rua aqui pertinho dessa escola. Pena que os meus pais já se foram e não puderam presenciar esse momento. Quando jovem, jamais imaginei que teria o privilégio de entregar as escrituras definitivas de tanta gente que me viu crescer, estudar e ser prefeito. Que bom que pude fazer parte do desenvolvimento desse e de outros bairros de Cubatão. Sem sombra de dúvida dá uma sensação diferente estar aqui, pois passa um filme na minha cabeça”, comemorou Ademário.

Várias famílias presentes corroboraram com a fala e com a história contado pelo prefeito. Exemplo disso foram o senhor Pedro Eudócio e dona Ana Alves Eudócio. “São quase três décadas esperando por esse momento. Realmente, marca muito para nós e nossas famílias. Enfim, a Prefeitura de Cubatão conseguiu realizar o nosso sonho e é uma felicidade imensa”, concordou o casal.

De acordo com a secretária de Habitação Andréa Castro, a regularização fundiária traz, também, segurança jurídica para todas essas famílias. “Se alguém, algum dia, duvidou do processo, está aqui a resposta. Hoje estamos muito felizes por esse ato, esse momento histórico na vida de cada um vocês, agora proprietários definitivos dos imóveis”, resumiu.

Emerson dos Santos, representando o Serviço de Patrimônio do Governo Federal (SPU), destacou o árduo trabalho da Prefeitura em todo essa trajetória. “Vemos que o Governo de Cubatão tem se empenhado em transformar os processos de regularização fundiária em realidade, seguindo e cumprindo os requisitos legais, como requer os processos. Dessa forma,  temos recebido cada vez mais demandas do município e isso é ótimo do ponto de vista de gestão. E quem ganha com isso é população”, ressaltou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Rede de drenagem é integrada em mais uma rua do morro de Santos

Os serviços envolvem ainda limpeza e regularização de terreno para promover 230,45m² de ajardinamento

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3093, nesta quinta (2)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter