X

Cubatão

Após reportagem no Diário do Litoral, professora aposentada é homenageada na Câmara

Luciana Avelino Ramo, que abriu mão do descanso da aposentadoria para continuar dando aula, recebeu uma moção de aplausos do vereador Guilherme do Salão (PROS), que também já foi seu aluno

Luana Fernandes

Publicado em 07/12/2023 às 07:00

Atualizado em 07/12/2023 às 09:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Luciana Avelino Ramos trabalhou 31 anos na rede municipal de educação de Cubatão / Divulgação/Arquivo Pessoal

A professora Luciana Avelino Ramos, que foi personagem de matéria do Diário do Litoral por conta de seu trabalho na rede municipal de ensino de Cubatão, foi homenageada na sessão da última terça-feira (5). Durante a sessão plenária, a servidora recebeu uma moção de aplauso do vereador Guilherme do Salão (PROS). Tia Lu, como é chamada pelos colegas e alunos, abdicou de sua aposentadoria para continuar lecionando para os alunos da Unidade Municipal de Ensino (UME) Estado do Amapá, na Ilha Caraguatá. "Trata-se de um gesto pequeno diante da grandiosidade do trabalho dessa educadora", ressaltou o parlamentar.

Na moção de aplauso, o parlamentar mencionou que atualmente Luciana está aposentada, após 31 anos de trabalho ininterrupto como professora da rede municipal de Cubatão. A educadora atuou em diversas unidades de ensino da cidade, tanto na educação infantil quanto no fundamental. O parlamentar explica que, mesmo após se aposentar, a homenageada continuou ministrando aulas voluntárias de música na UME Estado do Amapá. "Com empenho e carinho, as aulas fazem uma enorme diferença na vida e desenvolvimento desses estudantes", ressalta Guilherme do Salão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Ela me deu aula e hoje dá aula para a minha filha", disse o vereador, que destaca a metodologia de ensino da professora Luciana, baseada no afeto e na proximidade. O parlamentar conta que os meninos e as meninas aprendem com as canções e que a iniciação musical estimula o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para Guilherme do Salão, a moção de aplauso reconhece a dedicação e o amor em prol da educação.

Alessandro Oliveira (PL) enalteceu o trabalho da professora Luciana e disse que o objetivo de seu trabalho não é formar novos cantores da música popular brasileira, mas sim fomentar a cidadania por meio da iniciação musical. Rodrigo Alemão (PSDB), que também foi aluno da professora, fez coro aos colegas de parlamento e ressaltou que a vida é um grande aprendizado e os professores são grandes mestres nesse processo.

Colegas presentes

Amigos, familiares, alunos e colegas de trabalho da professora Luciana marcaram presença na sessão da Câmara e confirmaram o quanto a homenagem é merecida. "A luciana é essa pessoa que, quando passa pela sua vida, deixa uma marca inesquecível. Presenciei durante anos sua maneira afetuosa e alegre em sala de aula, uma enorme paciência com os alunos mais difíceis, uma companheira de trabalho generosa e sempre disposta a ajudar, combativa nas lutas e muito consciente do seu papel", comenta a professora e colega de trabalho, Rosângela Lopes.

Para a amiga, a Tia Lu não só um exemplo no âmbito profissional. "Ela é uma inspiração para todas as pessoas de como não endurecer com as adversidades da vida, porque problemas todos temos. E ela já teve muitos, mas apesar de tudo fica esse exemplo, essa inspiração em como entregar ao próximo o melhor que podemos ser. Eu sou muito grata por tudo que ela me ensinou, por tudo que a gente conviveu e dividiu nesses anos de trabalho", complementa.

O amigo Gabriel Messias, que apresentou o trabalho de Luciana à reportagem do Diário do Litoral, sabe que o trabalho da servidora faz toda diferença na escola que ele coordena. "Nada mais justo essa homenagem. A Luciana é aquela professora que faz a gente acreditar, que faz a gente acordar e trabalhar com empenho, acreditando que a educação ainda é o caminho. A Lu é essa pessoa que cativa a gente e nos inspira", finaliza o coordenador pedagógico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ENTENDA

Bolsonaro tem alta após ser internado às pressas em Manaus

Bolsonaro foi a Manaus participar de um evento do PL Mulher, ala presidida pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro

CASO PORSCHE

Motorista de Porsche pretende se apresentar na segunda, diz advogado

Empresário é acusado de causar um acidente trânsito no fim de março que deixou uma pessoa morta e outra ferida na zona leste de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter