X

Cotidiano

Prefeitura de Guarujá divulga balanço da Operação Verão 2012/ 2013

Entre a série de ações realizadas, a atividade dos guarda-vidas temporários se estenderá até março

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/02/2013 às 19:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social, divulga o balanço das ações realizadas na Operação Verão 2012/2013 realizada no Município entre os dias 28 de dezembro do ano passado e 12 de fevereiro deste ano. As informações foram colhidas pela Administração Municipal junto à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.

Durante este período, o Município contou com o reforço de 400 agentes de segurança, que permaneceram na Cidade até o Carnaval. O secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Carlos Antônio da Silva, faz uma avaliação positiva do trabalho e aponta que os policiais militares que participaram da Operação Verão se mostraram com moral elevado pela forma digna, humana e respeitosa com que foram recepcionados em Guarujá.

“Houve unanimidade dos policiais em afirmar que Guarujá se tornou a Cidade com a melhor acolhida e na qual o trabalho foi melhor desenvolvido entre todas as cidades que tiveram a Operação Verão. A maioria desses policiais pretende retornar para atuar no Município e já deixou sua inscrição para o próximo ano cadastrada com o comando da PM, em Guarujá”, ressaltou o secretário.

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social, a Polícia Militar (21º BPM-I e reforço para a Operação Verão) atuou com média de 400 policiais por dia na Cidade, tendo policiamento em todas as praias, praças, shows, entradas e saídas do Município. Foram realizadas 30 mil abordagens a pessoas para averiguação. Além disso, 8 mil motocicletas e 4 mil veículos também foram abordados e vistoriados. O serviço contou ainda com a atuação de um pelotão de trânsito.

No total, a PM realizou 20 prisões em flagrante por porte ilegal de armas, embriaguez, furto, roubo, uso e abuso de drogas. Além disso, 1.200 pontos de visibilidade tiveram cobertura de viaturas e patrulhamento. A Operação resultou ainda na apreensão de cinco armas de fogo e na recaptura de dois procurados da Justiça, que foram entregues ao sistema prisional.

Durante este período, o Município contou com o reforço de 400 agentes de segurança (Foto: Divulgação)

Já em relação ao Corpo de Bombeiros – Guarda-vidas, a Prefeitura contratou 50 guarda-vidas temporários e o Governo Estadual 58, resultando num total de 148 guarda-vidas temporários e bombeiros atuando diariamente na faixa de areia. Foram realizados 178 salvamentos durante a Operação Verão e constatado um óbito de uma criança na Prainha Branca, em janeiro, por descuido da mãe. No Carnaval, não houve afogamentos fatais.

De acordo com o secretário, a Guarda Civil Municipal prestou uma enorme contribuição às ações das Polícias Civil e Militar devido ao serviço da Central de Monitoramento, que possibilitou a identificação e prisão de marginais que agiam nas vias públicas e orla.

A GCM efetivou centenas de rondas e patrulhamentos no Centro, estacionamentos e praias. A Força-tarefa atuou no controle e contenção de mais de 350 eventos de som abusivo e perturbação de sossego em veículos, comércio, residências e praias. Coube também à Força-tarefa, em conjunto com órgãos policiais, a apreensão de mais de 650 volumes de spray de espuma durante o Carnaval.

O projeto “Não se perca de mim”, que identifica crianças nas praias para que elas tenham uma referência caso se percam de suas famílias nas praias, cadastrou 4.600 menores e localizou outros 82, levando-as de volta aos seus pais.

A Secretaria encerra a avaliação como positiva, apontando ainda que os patrulhamentos constantes em motos e bicicletas realizados pela GCM em áreas críticas, com visibilidade e resultados que se somam aos das demais forças policiais atuantes no período.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter