X

Cotidiano

Prédios públicos na Ucrânia continuam ocupados

Ontem, a Ucrânia e a Rússia, com intermediação dos EUA e União Europeia, chegaram a um acordo para iniciar medidas com o objetivo de reduzir as tensões na fronteira entre os dois países

Publicado em 18/04/2014 às 12:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Militantes pró-Rússia que invadiram prédios públicos em mais de dez cidades no leste da Ucrânia declararam hoje que só desocuparão as instalações se o governo interino em Kiev renunciar. Denis Pushilin, porta-voz da autoproclamada República Popular de Donetsk, disse a repórteres que os insurgentes separatistas não reconhecem a legitimidade do governo ucraniano.

Ontem, a Ucrânia e a Rússia, com intermediação dos Estados Unidos e União Europeia, chegaram a um acordo para iniciar medidas com o objetivo de reduzir as tensões na fronteira entre os dois países, após mais de um mês de violentos conflitos.

Pushilin, porém, argumenta que o pacto especifica que todos os prédios tomados ilegalmente devem ser desocupados e que, em sua opinião, o governo de Kiev também está ocupando edifícios públicos de forma ilegal.

"O acordo é razoável, mas todos deveriam desocupar os prédios e isso inclui (Arseniy) Yatsenyuk e (Oleksandr) Turchynov", disse Pushilin, referindo-se ao primeiro-ministro e presidente interinos da Ucrânia, respectivamente.

Bandeira tremula com o vento sobre uma barricada montada diante do prédio da administração regional em Donetsk (Foto: Sergei Grits/Associated Press/Estadão Conteúdo)

O pacto anunciado ontem determina que todos os grupos paramilitares sejam desarmados e a devolução imediata de todos os prédios públicos ocupados por militantes pró-Moscou no leste da Ucrânia. Segundo a mídia local, no entanto, a ocupação continua. Em Kiev, um grupo direitista de manifestantes pró-Ocidente também ocupa a prefeitura local e um centro cultural.

Mais cedo, Yatsenyuk disse ao Parlamento que o governo elaborou uma lei para anistiar todos os que baixarem armas e desocuparem prédios públicos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cerveja de Santistas faz sucesso e chega aos EUA

Chegar a esta importante marca internacional da empresa não foi fácil, como revelam os sócios da Everbrew, Renê Santos e Célio Ongaro Júnior

São Vicente

Começando a semana, PAT de São Vicente oferta 49 vagas de emprego na segunda (29)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter