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Cerveja de Santistas faz sucesso e chega aos EUA

Chegar a esta importante marca internacional da empresa não foi fácil, como revelam os sócios da Everbrew, Renê Santos e Célio Ongaro Júnior

Da Reportagem

Publicado em 26/04/2024 às 20:52

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Everbrew se instalou no Mercado Municipal em maio de 2021 e, em dezembro daquele ano, já estava produzindo o primeiro lote da marca, atingindo a marca de 25 mil a 30 mil litros mensais / Raimundo Rosa/PMS

A partir desta sexta-feira (26), clientes de um brewpub (estabelecimentos onde a cerveja é feita e consumida no mesmo local) situado em Clermont (Flórida, Estados Unidos), já podem provar a mistura de Água, malte, lúpulo, levedura e DNA santista. Passando a servir no estabelecimento, onde a produção é feita e servida no local, a cervejaria artesanal, localizada no Mercado Municipal, no Centro Histórico de Santos, teve uma ação importante na internacionalização da marca.

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Chegar a esta importante marca internacional da empresa não foi fácil, como revelam os sócios da Everbrew, Renê Santos e Célio Ongaro Júnior. Eles se conheceram no interior paulista até decidirem investir em Santos.

A Everbrew se instalou no Mercado Municipal em maio de 2021 e, em dezembro daquele ano, já estava produzindo o primeiro lote da marca, atingindo a marca de 25 mil a 30 mil litros mensais. Hoje, a produção de todos os tipos varia de 60 mil a 70 mil litros por mês.

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ROTA DA CERVEJA ARTESANAL

Depois do início da produção local, a participação da Everbrew na Rota da Cerveja Artesanal de Santos, roteiro criado pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), foi fundamental para que o público conhecesse a marca, diz Renê Santos. “O tour pela fábrica ajudou a Everbrew a ser conhecida. Quando a reforma do Mercado Municipal estiver concluída, queremos ter um espaço onde os clientes venham, provem a cerveja e acompanhem o processo de produção”.

Nascido em Guareí, Renê foi conhecer Célio, natural de Mogi Guaçu, em Sorocaba, quando ambos trabalhavam em um centro de distribuição de uma montadora de veículos. Célio fazia cerveja artesanal por hobby, e Renê era constantemente chamado a experimentar sua produção. A ideia foi crescendo e, por cinco anos, eles produziram cerveja artesanal na modalidade “cigana”, alugando tanques em diversas cidades. Só não mudava a receita.

Em 2021, veio a oportunidade de investir em Santos. Foram necessários seis meses de obras para deixar tudo pronto. Hoje, os diversos tipos da “loira gelada” saem por 16 grandes tanques, cada um com capacidade de 45 mil litros. “A pilsen, por exemplo, fica pronta em 15 dias, então o tanque dela gira duas vezes por mês”, explica Célio.

Antes de expandir a fronteira - já foram vendidas cerveja Everbrew para Holanda, China e Japão -, a cervejaria artesanal santista se consolidou. Hoje é possível beber as da linha comercial (pilsen, hop lager, session ipa, red ale e sour com frutas vermelhas) e as da linha premium (juicy ipa, sauer e russian imperial stout). “Foi a juicy ipa que nos projetou para o mercado”, avalia Célio.

LIDERANÇA EM APLICATIVO

O reconhecimento da fábrica santista se deu pelo aplicativo untappd, onde os consumidores avaliam as marcas de cerveja de todo o mundo. Nesse app, a juicy ipa da Everbrew (Maine Berry Gelato) lidera entre as desse segmento no País, com 4,24 pontos obtidos, em um total de 5 pontos. Segundo Renê Santos, ter três tipos de cerveja sendo produzidos e servidos em um pub americano representa um sonho para ele e para o sócio. Para que isso se tornasse realidade, Célio foi para Clermont há dois meses fazer ajustes nos equipamentos e testar a receita - há variáveis, como a água local, que interferem na produção.

Após ajustes e testes, estão sendo servidas no brewpub, que fica a 30 minutos dos parques de Orlando, a Wanderlust (bohemian pilsner), a Ever Ipa (american ipa) e a Evermont (juicy ipa). Renê e Célio sentem um sabor a mais de vitória por servirem cerveja santista nos EUA, isso porque a produção da Everbrew tem malte nacional, mas conta com 90% do lúpulo vindo da Terra do Tio Sam. “É uma felicidade estarmos hoje no país que tem tradição na bebida”, comemora Renê.

APOSTANDO NO CENTRO HISTÓRICO

Colocar as canecas e copos da marca no exterior não faz a dupla de investidores tirar o foco da fábrica santista. Eles elogiam as iniciativas do poder público no Centro Histórico de Santos. “Em breve teremos uma estação do VLT em nossa porta. Os clientes poderão vir, com conforto e segurança, experimentar e ver como fazemos a cerveja com DNA santista”, diz Renê.

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