X

Cotidiano

Papa Francisco celebra cerimônia do Lava-Pés

Este ano, o papa escolheu lavar os pés de 12 internos assistidos pela Fundação Padre Gnocchi, que atende a pessoas em estado de invalidez

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/04/2014 às 18:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O papa Francisco celebrou hoje (17), em Roma, a cerimônia do Lava-Pés, logo após presidir a Missa da Ceia do Senhor. Os dois rituais recordam os atos praticados por Cristo na noite da última ceia e são as últimas celebrações eucarísticas antes da chamada Sexta-Feira da Paixão, único dia em que a Igreja Católica não celebra missa.

Este ano, o papa escolheu lavar os pés de 12 internos assistidos pela Fundação Padre Gnocchi, que atende a pessoas em estado de invalidez por motivos diversos de saúde. Os participantes da cerimônia do Lava-Pés tinham entre 16 e 86 anos – sete deles italianos e cinco estrangeiros, entre os quais um muçulmano que sofre de graves danos neurológicos após um acidente de carro.

O mais novo participante da cerimônia era o jovem Oswaldinho, de 16 anos, nascido em Cabo Verde, na África, mas residente na Itália. Ele ficou tetraplégico após pular no mar em um local muito raso e quebrar a coluna vertebral. Um coro formado por internos da fundação animou a missa.

“Nós devemos ser servidores uns dos outros. E, por isso, a igreja, no dia de hoje, em que se comemora a última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia, também faz, na cerimônia, esse gesto de lavar os pés, que nos recorda que devemos ser servos uns dos outros. Agora eu farei esse gesto, mas todos nós, no nosso coração, pensemos nos outros e pensemos no amor que Jesus nos disse que devemos ter pelos outros, e pensemos também como podemos servi-los melhor, as outras pessoas. Porque isso Jesus quis de nós”, disse o papa, ao iniciar o Lava-Pés.

Papa Francisco celebrando a Missa dos Santos Óleos na Basílica de São Pedro (Foto: Associated Press)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Apuração

Vereador pede auditoria externa na Prefeitura e Câmara de Santos

Reportagens do Diário estimulam mais controle de gastos e aquecem o clima eleitoral dentro da Câmara de Santos

Emergenciais

Estado diz que investiu R$ 2,2 milhões em obras no Escolástica Rosa

O conjunto arquitetônico formado por salas de aula, orfanato, capela e oficinas profissionalizantes foi inaugurado em 1908

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter