X

Cotidiano

Polêmica sobre estojos é esclarecida em Itanhaém

Material seria um lote leiloado pela Receita em 2013. Prefeito Marco Aurélio Gomes vai ingressar com processos criminais

Publicado em 05/03/2015 às 12:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Itanhaém divulgou ontem o resultado da investigação preliminar sobre a denúncia polêmica veiculada nas redes sociais, de um guarda municipal de Sobral (CE), que comprou no comércio daquela cidade um estojo verde com logotipo da Prefeitura sob um adesivo do personagem infantil Ben 10, dando conta de uma possível irregularidade cometida pela Administração com relação à compra do material escolar. 

Segundo a Prefeitura, o estojo originou-se de um lote leiloado pela Receita Federal em dezembro de 2013, no Estado de Santa Catarina, que pertencia à empresa Mercosul Indústria e Comércio Ltda., que forneceu material escolar à Prefeitura de Itanhaém no ano anterior. 

A Administração revela que a Mercosul estava em dificuldades financeiras e em dívida com a Receita Federal. O órgão realizou uma apreensão na empresa e recolheu todo o estoque de material confeccionado. A Prefeitura, na época, não soube desta apreensão porque todo o pedido feito foi atendido pela empresa. Portanto, o material recolhido pela Receita Federal não foi pago pela Prefeitura.

A Prefeitura esclarece que este material apreendido ficou recolhido na Receita Federal na cidade de Itajaí (SC). No dia 4 de dezembro de 2013, o órgão realizou um leilão eletrônico onde a vencedora foi uma revendedora de Fortaleza. Segundo apurou a Administração Municipal, o empresário comprou todo o lote que continha cerca de 18.800 unidades, sendo que 1.200 unidades do estojo estavam com adesivo infantil colado por cima do brasão de Itanhaém.

Estojo tinha o logotipo da Prefeitura sob um adesivo do personagem infantil Ben 10 (Foto: Reprodução/Facebook)

O empresário relatou para o secretário de Segurança, Silvio Cesar Oliveira, que, por se tratar de um leilão eletrônico, não pôde ver o material, mas, mesmo assim, decidiu adquiri-lo. Ainda segundo o empresário, o lote de 1.200 estojos com adesivo infantil foi repassado para outras lojas e o restante doado para terceiros, organizações não-governamentais e instituições de caridade.

Assim que teve conhecimento do conteúdo do vídeo, o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB) determinou a adoção de providências para apurar os fatos. O secretário de Segurança Silvio Cesar Oliveira viajou à cidade cearense para averiguar a veracidade dos fatos e o material encontrado, juntamente com uma representação judicial que foi apresentada ontem no Ministério Público (MP).

O secretário decidiu comprar todo o estoque de 294 dos 400 estojos adquiridos pelo comerciante em fevereiro de 2014. A decisão do servidor foi para retirar de circulação o material do mercado e encaminhar ao MP. Os estojos foram adquiridos com recursos próprios e uma nota fiscal foi emitida em seu nome.

Desde 2013, os alunos da rede municipal recebem estojos de cor azul, conforme consta em ata de registro de preço da Prefeitura. A Administração está tomando as medidas judiciais cabíveis, inclusive, encaminhando estas informações à Delegacia Seccional e Câmara.

O prefeito Marco Aurélio Gomes vai ingressar com processos criminais e de indenização por danos morais contra todos aqueles que compartilharam as informações nas redes sociais com mensagens caluniosas e difamatórias que ofenderam a sua honra.

Vereadores

Independente dos esclarecimentos da Prefeitura, os vereadores Conrado Carrasco (PT) e César Ferreira, o Cesinha (PP) foram à Promotoria Pública pedir providências. O mesmo foi feito pelos vereadores na Delegacia Seccional da Polícia Civil. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter