X

Cotidiano

Prazo para retirada de famílias vence 5ª feira em Peruíbe

Essas pessoas estão instaladas ao redor do antigo aterro sanitário. Além disso, a Administração Municipal também deve realizar a vedação do acesso ao antigo aterro sanitário com tela

Publicado em 03/03/2015 às 11:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prazo dado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para a Prefeitura de Peruíbe retirar as famílias que se instalaram ao redor do antigo aterro sanitário termina nesta quinta-feira (5).

A decisão consta no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pela prefeita Ana Maria Preto (PTB), na sede do grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente da Baixada Santista (GAEMA/BS), no dia 5 de dezembro de 2014. No documento ficou estabelecido o prazo de 90 dias para o cumprimento da medida.

Além disso, a Administração Municipal também deve realizar a vedação do acesso ao antigo aterro sanitário com tela. Questionada sobre as duas situações, em dezembro, a Prefeitura respondeu, em nota, que garante todo apoio social e psicológico, com acompanhamento do Ministério Público.

Local deve estar totalmente cercado até dia 5, conforme determina o MP (Foto: Matheus Tagé/DL)

Segundo a Administração Municipal, o projeto é inserir essas famílias em programas de auxílio e habitacionais, oferecendo capacitações para que esse cidadão consiga se inserir na sociedade com condições dignas para sua família.

O descumprimento ou violação de qualquer compromisso citado no TAC, implicará em multa diária de mil unidades fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), equivalente a um pouco mais do que R$ 21 mil.

No TAC, a prefeita Ana Maria Preto assumiu também a responsabilidade solidária pelo pagamento das multas que possam vir a ser aplicadas. À época, a medida foi comemorada pela promotora do GAEMA/BS, Almachia Zwarg Acerbi, que destacou como “um ganho enorme” já que, caso não seja cumprido o TAC, “ao invés de cobrar a multa dos munícipes pelos cofres públicos, o MP vai cobrar da prefeita em pessoa”.

Questionada pela Reportagem sobre a atual situação das famílias e sobre a vedação do antigo aterro, a Prefeitura de Peruíbe não enviou resposta até o fechamento desta matéria.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Vacina contra o HPV é aplicada em crianças e adolescentes, em São Vicente

Esquema de aplicação deve ser o seguinte: não vacinados, que no caso não possuem dose registrada, irão receber a dose única do imunizante

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter