X

Cotidiano

Kombi deve ganhar mais dois anos de sobrevida

A medida, prevista pela resolução 311, de 2009, do Conselho Nacional de Trânsito, entraria em vigor em 1º de janeiro de 2014, mas deve ser prorrogada para 1º de janeiro de 2016

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/12/2013 às 16:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Kombi, que está com os dias contados após 56 anos de sucesso no mercado brasileiro, terá mais dois anos de sobrevida. Isso porque o governo deve prorrogar por dois anos a entrada em vigor de uma das mais importantes medidas de segurança para o condutor de veículos no País - a exigência de que 100% dos carros produzidos no Brasil tenham air bag embutido e freios ABS.

Inicialmente, a medida, prevista pela resolução 311, de 2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entraria em vigor em 1º de janeiro de 2014, mas deve ser prorrogada para 1º de janeiro de 2016. A medida também favorece outros modelos, como o Uno Mille, Celta, Clio, Ka e Fiesta Rocam.

Em assembleia na tarde de terça-feira no pátio da Volkswagen, em São Bernardo, o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, anunciou que na próxima semana o governo divulgará uma medida provisória (MP) com regras para os próximos dois anos que permite que os veículos Kombi e Gol G4 continuem na linha de produção da montadora. A ação não será apenas para a Volks, mas atingirá também as demais montadoras no País, como a GM, Ford, Fiat e Renault.

A Kombi terá mais dois anos de sobrevida (Foto: Divulgação)

"O que deve ser proposto é que estas regras sejam realizadas de forma progressiva para que haja, em breve, um índice maior de carros produzidos com air bags e sistema ABS, ambos estabelecidos pelas normas de segurança nacional", explicou o sindicalista.

"Se hoje o mercado oferece air bags e ABS em 60% dos veículos, em 2014 deverá ser 70% e em 2015 um outro índice ainda maior. A partir de janeiro de 2016, todos os carros deverão conter as condições exigidas por lei", prosseguiu.

Segundo o dirigente sindical, na prática isso significa que a categoria ganhou estes dois anos para fazer a transição para que a Kombi e o Gol tenham essas normas de segurança, sem necessidade de discutir demissões com trabalhadores excedentes no chão de fábrica.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter