X

Cotidiano

Hospital Irmã Dulce terá centro de hemodiálise

Segundo divulgou o prefeito Alberto Mourão a previsão é que as obras de adaptação para o novo serviço tenham início até março com capacidade de atendimento de 36 cadeiras

Publicado em 12/12/2013 às 11:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Hospital Municipal Irmã Dulce contará com um centro de hemodiálise para atender pessoas com insuficiência renal de Praia Grande e outras cidades do Litoral Sul. Segundo divulgou o prefeito Alberto Mourão na entrega da nova Sala de Emergência do Pronto-socorro Central, a previsão é que as obras de adaptação para o novo serviço tenham início até março, com a expectativa de começar a funcionar no segundo semestre do ano com capacidade de atendimento de 36 cadeiras.

“Esperamos que esse cronograma seja seguido”, acrescentou o prefeito, observando que a iniciativa, por envolver o SUS, necessita de negociações e aprovações em outras instâncias. Após concretizar esse avanço, Mourão pretende buscar, em 2015, o aumento de 40 novos leitos no Irmã Dulce. “Primeiro vamos atender a hemodiálise e depois passar pela ampliação com novos leitos. Um passo em cada momento”, disse o prefeito, observando que o hospital de Praia Grande “já virou referência regional”.

O superintendente do hospital, Inacio Lopes Júnior, pontuou que o serviço de hemodiálise no hospital é um anseio antigo do município: “Acredito que no ano que vem possamos finalizar o projeto e trazer esses leitos, que vão ajudar muito os doentes renais que tem que ir a Santos fazer hemodiálise nos centros de referência, às vezes até em São Paulo e no ABC”.

O secretário de Saúde, Francisco Jaimez Gago, observou que entre o projeto original e a proposta atual havia uma questão de redimensionamento de cadeiras que permitisse atendimento não só ao munícipe praiagrandense como a moradores do Litoral Sul.  “Para isso são necessárias 36 cadeiras, porque o projeto original era para 22”, esclareceu.

O anúncio foi feito pelo prefeito ao lado do superintendente do hospital na entrega da nova emergência do PS Central (Foto: Maitê Morelatto/PMPG)

Jaimez Gago expôs que o centro precisa funcionar no âmbito hospitalar porque, em caso de alguma intercorrência, contará com suporte médico e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “A área inicial era a ocupada pelo antigo centro cirúrgico da então Santa Casa, mas estamos em fase de estudo de planta (arquitetônica)”, prosseguiu.

Após as obras, o projeto entrará em outros processos até a definição da empresa que prestará o serviço. “O que a gente imagina é iniciar em julho”, explicou o secretário. “As intervenções serão grandes, mas o espaço já está dividido. Resta adaptá-lo porque existe toda uma normativa para se ter um centro de hemodiálise.”

Hemodiálise

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, hemodiálise é um tipo de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal avançada, quando a função renal está bastante reduzida. Na hemodiálise, o sangue é filtrado por uma máquina e as substâncias acumuladas são removidas. A indicação desse tipo de tratamento é feita por médico, sendo o nefrologista especialista em doenças renais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter