X

Cotidiano

Guarujá busca parcerias para revitalizar patrimônios

De acordo com o prefeito, intervenções planejadas pela administração municipal almejam tornar a cidade mais atraente para cidadãos e turistas

Da Reportagem

Publicado em 06/08/2019 às 16:17

Atualizado em 06/08/2019 às 16:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá quer ampliar movimento de turistas em pontos conhecidos da cidade / Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá participou de uma reunião no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, com o objetivo de buscar parcerias técnicas que viabilizem projetos de revitalização dos patrimônios históricos da cidade. O encontro aconteceu na terça-feira (30).

Entre os projetos almejados pela administração municipal está a acessibilidade da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, que é candidata a Patrimônio Mundial da Unesco. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, compareceu à reunião acompanhado pelo secretário de Cultura e interino do Turismo, Marcelo Nicolau.

Atualmente, o município possui nove bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado de São Paulo (Condephaat). Entre eles está a Fortaleza da Barra Grande, Ermida do Guaibê e Farol do Itapema.

Além dos cartões postais citados anteriormente, a lista também é composta por propostas do restauro e reforma do Forte Itapema, em Vicente de Carvalho, e o programa de demarcação do Sítio Arqueológico da Ermida do Guaibê, que fica localizado na Área de Preservação Ambiental Municipal (APA) na Serra do Guararu.

De acordo com o prefeito, todas as intervenções planejadas pela administração municipal almejam tornar a cidade mais atraente para os cidadãos e para os turistas e com isso alcançar o objetivo de movimentar o comércio e outros serviços de Guarujá. O secretário também afirmou que quer criar uma rota turística pelos patrimônios tombados da ilha de Santo Amaro.

Após ter participado da reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a comitiva também marcou presença no Ministério do Turismo para tratar da infraestrutura turística de Guarujá e também do descontingenciamento de verbas.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter