X

Cotidiano

Guarujá busca parcerias para revitalizar patrimônios

De acordo com o prefeito, intervenções planejadas pela administração municipal almejam tornar a cidade mais atraente para cidadãos e turistas

Da Reportagem

Publicado em 06/08/2019 às 16:17

Atualizado em 06/08/2019 às 16:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá quer ampliar movimento de turistas em pontos conhecidos da cidade / Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá participou de uma reunião no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, com o objetivo de buscar parcerias técnicas que viabilizem projetos de revitalização dos patrimônios históricos da cidade. O encontro aconteceu na terça-feira (30).

Entre os projetos almejados pela administração municipal está a acessibilidade da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, que é candidata a Patrimônio Mundial da Unesco. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, compareceu à reunião acompanhado pelo secretário de Cultura e interino do Turismo, Marcelo Nicolau.

Atualmente, o município possui nove bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado de São Paulo (Condephaat). Entre eles está a Fortaleza da Barra Grande, Ermida do Guaibê e Farol do Itapema.

Além dos cartões postais citados anteriormente, a lista também é composta por propostas do restauro e reforma do Forte Itapema, em Vicente de Carvalho, e o programa de demarcação do Sítio Arqueológico da Ermida do Guaibê, que fica localizado na Área de Preservação Ambiental Municipal (APA) na Serra do Guararu.

De acordo com o prefeito, todas as intervenções planejadas pela administração municipal almejam tornar a cidade mais atraente para os cidadãos e para os turistas e com isso alcançar o objetivo de movimentar o comércio e outros serviços de Guarujá. O secretário também afirmou que quer criar uma rota turística pelos patrimônios tombados da ilha de Santo Amaro.

Após ter participado da reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a comitiva também marcou presença no Ministério do Turismo para tratar da infraestrutura turística de Guarujá e também do descontingenciamento de verbas.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter