Exposição fotográfica em shopping marca centenário da Ponte Pênsil

Serão 16 imagens da construção e utilização da ponte, curiosidades, mapas históricos e detalhes sobre a obra, expostas na passarela de acesso ao estacionamento no quarto piso do Shopping Brisamar

Comentar
Compartilhar
13 MAI 201418h05

Uma exposição de fotografias históricas marcará os 100 anos de um dos pontos turísticos mais conhecidos de São Vicente, a Ponte Pênsil. Serão 16 imagens da construção e utilização da ponte, curiosidades, mapas históricos e detalhes sobre a obra, expostas na passarela de acesso ao estacionamento no quarto piso do Shopping Brisamar. A mostra será aberta nesta quarta-feira (14) e segue até o próximo dia 25. A entrada é gratuita.

As fotos fazem parte do Museu da Sabesp, que realiza a exposição em parceria com o Shopping. O centro de compras fica na Rua Frei Gaspar, 365, no Centro e está aberto das 10 às 22 horas.

Um dos principais cartões postais da Cidade, a Ponte Pênsil foi a primeira do gênero construída no Brasil. Inaugurada em 21 de maio de 1914, a obra foi tombada como patrimônio histórico, o que revela a importância para o desenvolvimento da região. A estrutura ainda mantém parte do material original utilizado na obra, como os cabos de aço vindos da Alemanha.

A interdição para a primeira reforma geral foi em julho de 2013. Segundo o D.E.R. (Departamento de Estradas de Rodagem), responsável pela ponte, as obras serão concluídas em setembro deste ano.

As fotos da Ponte Pênsil fazem parte do Museu da Sabesp (Foto: Luiz Torres/DL)