X

Cotidiano

Estado Islâmico captura outra cidade do Iraque, dias após tomada de Palmira

Husseiba foi capturada durante a noite, quando a polícia se retirou após ficar sem munição

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/05/2015 às 15:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os militantes do Estado Islâmico tomaram a pequena cidade de Husseiba, no Iraque, na província de Anbar, dias após terem capturado a cidade de Palmira, na vizinha Síria, onde o grupo matou hoje dezenas de soldados do governo.

Husseiba foi capturada durante a noite, quando a polícia se retirou após ficar sem munição.

"Nós não recebemos nenhuma ajuda do governo. Nossos homens lutaram até a última bala e vários deles foram mortos", disse o líder tribal de Albu Fahd, Sheike Rafie al-Fahdawi. "A situação é muito crítica. Os militantes estão cerca de 5 quilômetros da base militar de Habbaniyah, que agora está em perigo", acrescentou.

Husseiba está cerca de 7 quilômetros de Ramadi, onde estão os militantes. Al-Fahdawi disse que, com a queda do Husseiba, os militantes se aproximaram da base militar estratégica de Habbaniyah, que ainda é mantida pelas forças do governo.

Em Palmira, na Síria, um ativista disse que cerca de 280 soldados e forças pró-governo foram mortos desde a captura da cidade, na quarta-feira.

De acordo com o ativista, os combatentes usavam alto-falantes para alertaram os moradores que estavam abrigando soldados, o que levou muitos residentes a saírem de suas casas para entregarem os soldados que se misturaram com a população civil.

Talal Barazi, governador da província central de Homs, que inclui a cidade de Palmira, disse que os militantes tem sequestrado diversas pessoas e que podem "ter cometido um massacre".

De acordo com autoridades, o próximo alvo do Estado Islâmico parece ser a base militar perto de Palmira, onde muitas tropas se recuaram. Reforço foi enviado para o local.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter