Atentado com bomba deixa pelo menos 20 mortos na Arábia Saudita, diz jornal

O último ataque contra uma mesquita xiita no leste saudita matou oito pessoas em novembro passado na região de Al-Ahsa, rica em petróleo

Comentar
Compartilhar
22 MAI 201512h02

Uma bomba detonou numa mesquita em uma pequena vila xiita no leste da Arábia Saudita, deixando pelo menos 20 mortos, de acordo com o jornal Al-Sharq. O atentado eleva as preocupações sobre ataques sectários no reino de maioria sunita.

Em comunicado, funcionários do Ministério do Interior disseram que haviam recebido informações sobre uma explosão na mesquita da vila de al-Qudaih, na região de Qatif, após as preces muçulmanas da sexta-feira. Não foi dado um motivo para o ataque e o governo ainda não divulgou o número de mortos.

O último ataque contra uma mesquita xiita no leste saudita matou oito pessoas em novembro passado na região de Al-Ahsa, rica em petróleo. Mais de 75 pessoas foram detidas por ligação com o ataque, que segundo autoridades sauditas disseram foi planejado pelo grupo militante sunita Estado Islâmico. O reino tem mantido há meses uma operação para reprimir os simpatizantes desse grupo extremista no país.

Os xiitas são uma minoria na Arábia Saudita e geralmente dizem sofrer discriminação. A monarquia nega que exista problemas do tipo no país.