X

Cotidiano

Dia T da Tuberculose ocorre nesta quarta-feira (20) em São Vicente

Ação em prol do Dia Mundial de Combate à doença (23) intensifica buscas e oferece orientações

Da Reportagem

Publicado em 18/03/2019 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ação será no Bom Prato (Rua Ipiranga, 479 – Centro) durante os períodos do café da manhã e do almoço / Matheus Tagé/Arquivo/DL

Em prol do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, São Vicente marca presença no auxílio à prevenção da doença. Nesta quarta-feira (20) o Centro de Atendimento em Tuberculose e Hanseníase (CATH), com apoio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove o Dia T da Tuberculose no Município. A ação será no Bom Prato (Rua Ipiranga, 479 – Centro) durante os períodos do café da manhã e do almoço.

Para combater a doença, as equipes do CATH, compostas por enfermeiras, auxiliares e assistentes sociais, realizarão ações intensificadas para a realização de coletas de exames de baciloscopia, orientando sobre a tuberculose e identificando sintomas da doença.

Na quinta-feira (21), das 14 às 16 horas, os trabalhos continuam no Pronto Socorro do Hospital Municipal de São Vicente (Rua Ipiranga, 353 – Centro). Na unidade, pessoas que apresentem tosse persistente há mais de três semanas receberão atenção especial.

Já na sexta-feira (22), a busca ativa acontecerá na Praça Coronel Lopes, no Centro de São Vicente. Toda a equipe estará de prontidão para esclarecimentos sobre a tuberculose, alertando, principalmente, os munícipes a respeito dos principais sintomas.

A enfermeira e chefe de departamento da Vigilância Epidemiológica, Elenice Souza, ressalta a importância da prevenção da tuberculose. “Doenças infecciosas como essa são transmitidas por meio de secreções, tosses e espirros. Por isso, é importante que as pessoas sejam conscientes e se vacinem, tomando a vacina BCG. Quanto mais prevenção, menos transmissões”, orienta.

Elenice enfatiza que, em casos de tuberculose, procurar ajuda nas unidades de saúde é primordial. “O tratamento dura seis meses e deve ser feito da maneira correta. Caso o paciente não o conclua, a tuberculose virá mais forte e mais resistente aos remédios”, explica. São por motivos como esses que ações intensificadas são necessárias.

Confira a programação:

20/03 – Bom Prato (Rua Ipiranga, 479). Das 7 às 11 horas.

21/03-  PS do HMSV (Rua Ipiranga, 353 – Centro). Das 14 às 16 horas.

22/03 - Praça Coronel Lopes, s/n. Das 14 às 16 horas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Coluna

Após reuniões, Rogério Santos e Tarcísio de Freitas encerram dia em churrascaria

Márcio França cogita ir às urnas em 2026

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter