X

Cotidiano

Dia T da Tuberculose ocorre nesta quarta-feira (20) em São Vicente

Ação em prol do Dia Mundial de Combate à doença (23) intensifica buscas e oferece orientações

Da Reportagem

Publicado em 18/03/2019 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ação será no Bom Prato (Rua Ipiranga, 479 – Centro) durante os períodos do café da manhã e do almoço / Matheus Tagé/Arquivo/DL

Em prol do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, São Vicente marca presença no auxílio à prevenção da doença. Nesta quarta-feira (20) o Centro de Atendimento em Tuberculose e Hanseníase (CATH), com apoio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove o Dia T da Tuberculose no Município. A ação será no Bom Prato (Rua Ipiranga, 479 – Centro) durante os períodos do café da manhã e do almoço.

Para combater a doença, as equipes do CATH, compostas por enfermeiras, auxiliares e assistentes sociais, realizarão ações intensificadas para a realização de coletas de exames de baciloscopia, orientando sobre a tuberculose e identificando sintomas da doença.

Na quinta-feira (21), das 14 às 16 horas, os trabalhos continuam no Pronto Socorro do Hospital Municipal de São Vicente (Rua Ipiranga, 353 – Centro). Na unidade, pessoas que apresentem tosse persistente há mais de três semanas receberão atenção especial.

Já na sexta-feira (22), a busca ativa acontecerá na Praça Coronel Lopes, no Centro de São Vicente. Toda a equipe estará de prontidão para esclarecimentos sobre a tuberculose, alertando, principalmente, os munícipes a respeito dos principais sintomas.

A enfermeira e chefe de departamento da Vigilância Epidemiológica, Elenice Souza, ressalta a importância da prevenção da tuberculose. “Doenças infecciosas como essa são transmitidas por meio de secreções, tosses e espirros. Por isso, é importante que as pessoas sejam conscientes e se vacinem, tomando a vacina BCG. Quanto mais prevenção, menos transmissões”, orienta.

Elenice enfatiza que, em casos de tuberculose, procurar ajuda nas unidades de saúde é primordial. “O tratamento dura seis meses e deve ser feito da maneira correta. Caso o paciente não o conclua, a tuberculose virá mais forte e mais resistente aos remédios”, explica. São por motivos como esses que ações intensificadas são necessárias.

Confira a programação:

20/03 – Bom Prato (Rua Ipiranga, 479). Das 7 às 11 horas.

21/03-  PS do HMSV (Rua Ipiranga, 353 – Centro). Das 14 às 16 horas.

22/03 - Praça Coronel Lopes, s/n. Das 14 às 16 horas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter