X

Cotidiano

Descendente de João Ramalho participa da Encenação em São Vicente

Rodrigo Queiróz, de 25 anos, é descendente direto do 13º neto de um dos principais personagens da história da primeira Vila do País

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 25/01/2014 às 16:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Discreto, atencioso e parceiro em várias cenas da temporada 2014 da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, Rodrigo Araújo de Queiróz passaria despercebido do grande elenco do musical, não fosse por um detalhe revelado ao roteirista, diretor geral e roteirista do espetáculo - além de secretário da Cultura da Cidade - Amauri Alves: o ator amador é descendente de um dos principais personagens da história da primeira Vila do País, João Ramalho.

Rodrigo, 25 anos, trabalhador autônomo como técnico em manutenção de aparelhos de ar condicionado, participa pela segunda vez da Encenação (a primeira, foi em 2012). Ele tem parentesco direto com o 13º de João Ramalho, o médico Guilherme Raposo de Almeida, nascido em 1894. As citações históricas podem ser conferidas no livro "Vultos Vicentinos - Subsídios para a História de São Vicente", de Edilson Telles de Azevedo, editado em 1972.

Aos 10 anos (mais ou menos, segundo ele), Rodrigo sempre ouvia a avó Zilá falar dessa descendência, mas como ainda era moleque, talvez não entendesse bem o que o parentesco representasse. Hoje, orgulha-se do fato: "É gostoso ouvir falar de um parente distante, mas que foi uma pessoa tão importante; é muito bom saber que a nossa família fez história", diz.

Rodrigo Queiróz, de 25 anos, é descendente direto do 13º neto de João Ramalho (Foto: Divulgação)

Até domingo

A temporada 2014 da Encenação termina neste domingo, às 20h30, na arena montada na Praia do Gonzaguinha, já com ingressos esgotados. No elenco, nomes conhecidos como Oscar Magrini (Martim Afonso de Souza), Armando Babaioff (Cacique Tibiriçá), Hélio Cícero (anjo narrador), Marcos Azevedo (Pero Lopes de Souza, Tony Lamers (padre Gonçalo Monteiro) e Thamires Ohana (índia Bartira). Ainda no elenco perto de mil atores amadores, bailarinos, dançarinos, brincantes de quadrilhas juninas e cantores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter