Descendente de João Ramalho participa da Encenação em São Vicente

Rodrigo Queiróz, de 25 anos, é descendente direto do 13º neto de um dos principais personagens da história da primeira Vila do País

Comentar
Compartilhar
25 JAN 201416h28

Discreto, atencioso e parceiro em várias cenas da temporada 2014 da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, Rodrigo Araújo de Queiróz passaria despercebido do grande elenco do musical, não fosse por um detalhe revelado ao roteirista, diretor geral e roteirista do espetáculo - além de secretário da Cultura da Cidade - Amauri Alves: o ator amador é descendente de um dos principais personagens da história da primeira Vila do País, João Ramalho.

Rodrigo, 25 anos, trabalhador autônomo como técnico em manutenção de aparelhos de ar condicionado, participa pela segunda vez da Encenação (a primeira, foi em 2012). Ele tem parentesco direto com o 13º de João Ramalho, o médico Guilherme Raposo de Almeida, nascido em 1894. As citações históricas podem ser conferidas no livro "Vultos Vicentinos - Subsídios para a História de São Vicente", de Edilson Telles de Azevedo, editado em 1972.

Aos 10 anos (mais ou menos, segundo ele), Rodrigo sempre ouvia a avó Zilá falar dessa descendência, mas como ainda era moleque, talvez não entendesse bem o que o parentesco representasse. Hoje, orgulha-se do fato: "É gostoso ouvir falar de um parente distante, mas que foi uma pessoa tão importante; é muito bom saber que a nossa família fez história", diz.

Rodrigo Queiróz, de 25 anos, é descendente direto do 13º neto de João Ramalho (Foto: Divulgação)

Até domingo

A temporada 2014 da Encenação termina neste domingo, às 20h30, na arena montada na Praia do Gonzaguinha, já com ingressos esgotados. No elenco, nomes conhecidos como Oscar Magrini (Martim Afonso de Souza), Armando Babaioff (Cacique Tibiriçá), Hélio Cícero (anjo narrador), Marcos Azevedo (Pero Lopes de Souza, Tony Lamers (padre Gonçalo Monteiro) e Thamires Ohana (índia Bartira). Ainda no elenco perto de mil atores amadores, bailarinos, dançarinos, brincantes de quadrilhas juninas e cantores.