X

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Da Reportagem

Publicado em 25/04/2024 às 23:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma das estratégias utilizadas foi a Caravana do Emprego / Divulgação/PMS

O número de santistas com emprego formal e carteira assinada, voltou a subir em 2024, segundo o resultado do primeiro bimestre (janeiro e fevereiro) deste ano do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O aumento se dá ao crescente número de empresas que estão sendo abertas em Santos, além das ações do poder público e da infraestrutura oferecida pela Cidade.

Depois de uma ligeira queda em 2023, quando a diferença entre admitidos e desligados foi de 960 trabalhadores nos dois primeiros meses do ano, com 11.180 admissões e 10.220 desligamentos, o saldo subiu para 1.375 no primeiro bimestre de 2024, com o registro de 12.507 admissões e 11.132 desligamentos.

Os números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021 - período posterior às restrições impostas pela pandemia de covid-19. A retomada das atividades econômicas no Município resultou no saldo positivo de 1.239 postos no primeiro bimestre de 2021, quando Santos teve 9.707 trabalhadores com carteira assinada, contra 8.468 desligamentos.

À medida que os setores da economia santista foram sendo reativados, no período após as restrições da pandemia, no primeiro bimestre de 2022 o saldo de empregos formais foi de 1.444, com 11.689 santistas com novos empregos, contra 10.245 que perderam os postos de trabalho.

MAIS SANTISTAS ADMITIDOS

Outro dado que revela o bom momento da economia santista, ainda segundo o Caged, do Governo Federal, é o crescimento do número de admitidos na Cidade, desde 2021, quando 57.834 santistas passaram a ter emprego formal. Em 2022, o número subiu para 65.104 e, no ano passado, 66.084 munícipes começaram um novo trabalho com carteira assinada.

CARAVANAS DE EMPREGO

Além de incentivar a vinda de empresas e oferecer infraestrutura, uma outra forma da Prefeitura de Santos de incentivar a criação de empregos é a Caravana do Emprego, Oportunidades e Cidadania de Santos, realizada pela Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte), Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e Ouvidoria Municipal.

No ano passado, foram realizadas oito edições do evento, com 949 atendimentos feitos pelo Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET), onde foram oferecidas 898 vagas de emprego e feitos 420 encaminhamentos para entrevistas em empresas cadastradas.

Para o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Elias Francisco da Silva Júnior, “o avanço da construção civil no período pós-pandemia contribuiu para geração de empregos na Cidade que, somado aos investimentos nas operações portuárias, com significativas reformas na movimentação de cargas, trouxe este resultado positivo no emprego”.

NOVAS OPORTUNIDADES

Técnica em Segurança, Carla Vanessa Soares, 52, sabe muito bem o que representa este bom momento da economia santista. Ela chegou a ficar desempregada por quatro anos, se virando do jeito que dava, cozinhando e fazendo doces para vender até que, há um ano, surgiu a oportunidade de uma vaga na Alya Construtora, empresa que toca a ampliação da linha do VLT em Santos. O contato veio pelo CPET. Hoje, com carteira assinada, ela consegue pagar a faculdade da filha Bruna, 22, que estuda Medicina Veterinária. “Os sentimentos são de realização e gratidão”.

Antes de conseguir a vaga na construtora, onde atua nas áreas de gestão da obra e segurança do trabalho, Carla enfrentou o preconceito. “Há quem só pense em contratar jovens, porque entendem que pessoas com mais currículo e experiência pretendem vagas mais caras. Hoje, fico feliz em trabalhar em uma obra tão importante para Santos”.

Há sete meses com carteira assinada, também na Alya Construtora, Vanio Silva Zanelato, 53, conta que o encaminhamento do CPET foi fundamental. “A entrevista foi bem esclarecedora, me informaram detalhes da vaga que tinha surgido. A vaga, de fato, se encaixou no meu perfil”, conta o auxiliar. “Este emprego significa muito para mim. Antes, eu tinha passado por muitas entrevistas em empresas. Estou com muita vontade de trabalhar”, revela ele, que atua nos setores de sustentabilidade e segurança do trabalho na construtora.

CENTRO PÚBLICO

O Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) da Prefeitura fica na Rua Amador Bueno, 249, Centro Histórico, com atendimento das 9h às 15h. Os interessados devem apresentar documentos pessoais (CPF, RG, Carteira de Trabalho) e currículo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quarta etapa do circuito de rua acontece neste domingo; veja percurso

Modelo do 'Circuito Cubatense 7 Km de Corrida de Rua' é único na Região, composto por 10 etapas que seguem até o fim do ano

Itanhaém

Tradicional Festa de Santo Antônio é atração em Itanhaém; veja programação e cardápio

Tradicional festa junina, que vai até dia 30 deste mês, conta com shows, comidas e bebidas típicas, no Belas Artes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter