X

Cotidiano

Engenheiro garante não haver risco de desabamento em prédio na Ponta da Praia

Segundo Franco Pagani, uma sobrecarga na pilastra teria causado uma rachadura

Publicado em 05/12/2013 às 11:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prédio residencial localizado na Avenida dos Bancários, 88, que apresentou rachadura em uma pilastra de sustentação, não corre risco de desabamento. A informação é do engenheiro civil Franco Pagani, que será o responsável por realizar o escoramento da pilastra. Os trabalhos devem ser iniciados ainda no período da tarde e deverão se estender até sábado.

O prédio, situado na Ponta da Praia, foi evacuado às pressas por volta das 11 horas, e os moradores só poderão retornar após a conclusão do escoramento. O edifício passava por uma reforma estrutural, que englobava a troca de pastilhas do revestimento.

"Não corre risco de desabamento. Terei o tempo necessário para tomar as providências. Em Santos, é normal esses problemas porque ocorrerem por conta do recalque diferencial. Os pilares localizados no meio do prédio são mais pesados, afundam com mais facilidade. Quando os da lateral afundam, o peso começa a ser direcionado para os da ponta, como ocorreu hoje", pontua Pagani.  

Ainda segundo o engenheiro, o recalque diferencial causa distorções nas estruturas, podendo causar fissuras ou trincas, como ocorrido na manhã de hoje.

A Defesa Civil de Santos realizou uma interdição nas imediações do prédio, entre as ruas República do Peru e Tiago Tacão. Além dos moradores do Edifício Tainah, outros quatros imóveis foram evacuados pela Defesa Civil. Os moradores dessas residências poderão voltar aos seus imóveis após início do trabalho de escoramento.  

Mais cauteloso, o coordenador da Defesa Civil, Ernesto Tabuchi, afirma que enquanto a situação de risco continuar, o prédio permanecerá vazio. "A partir do momento que o escoramento for feito vamos avaliar se é possível o retorno das pessoas". 

Uma coluna de um prédio residencial localizado no número 88 da Avenida dos Bancários, em Santos, cedeu e corre o risco de desabar (Foto: Diario do Litoral)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter