X

Cotidiano

Câmara de Santos votará texto que amplia transparência nos gastos com publicidade

Proposta obriga publicação de gastos em rádio, TV e web. Ex-prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa teve as contas de seu último ano de mandato aprovadas

Publicado em 06/03/2015 às 10:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Câmara de Santos votará no próximo dia 19 o projeto de lei prevendo maior transparência nos gastos com publicidade legal - Executivo e Legislativo - no Município. A matéria foi apresentada pelo vereador Evaldo Stanislau (PT) e atualiza uma lei de 1992, que determina o informe de gastos em impressos.

A data da pautação foi confirmada pelo presidente do Legislativo, Marcus De Rosis (PMDB). “A matéria já passou pelas comissões permanentes da Casa. E trata de transparência dos recursos municipais. É de todo o interesse do Legislativo em discutir esta questão em plenário”, comentou De Rosis. O projeto deve passar pelo menos por duas votações em plenário. Caso aprovado, vai à sanção do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

A proposta de Stanislau determina que Prefeitura e Câmara informem o quanto gastaram em publicidade legal também em rádios, TV e internet.

O projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão Permanente de Justiça, Redação e Legislação Participativa, formada pelos vereadores Carlos Teixeira Filho, o Cacá Teixeira (PSDB), presidente; Douglas Gonçalves (DEM), vice-presidente; e Benedito Furtado (PSB), terceiro membro.

Projeto passará por, pelo menos, duas votações em plenário e, caso aprovado, vai à sanção do prefeito (Foto: Matheus Tagé/DL)

Já a  Comissão Permanente de Finanças e Orçamento -  formada por José Lascane (PSDB), presidente; Adilson  Júnior (PT), vice-presidente; e Sérgio Santana, terceiro membro - também deu parecer favorável, mas sugeriu uma mudança redacional.  “A publicação do valor das despesas garantirá ao cidadão o direito à informação, que é uma garantia fundamental estabelecida pelo Inciso XXXIII do Artigo 5º da Constituição Federal”, afirma a comissão.

Contas aprovadas

Os vereadores também aprovaram ontem o parecer favorável, com recomendações, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as contas do então prefeito João Paulo Tavares Papa (à época no PMDB) de 2012, seu último ano de mandato.

Um dos poucos reparos feito pelo órgão fiscalizador foi apontado no item “disparidade nos investimentos (planejado x investimento)”, onde o órgão constatou “falhas no planejamento de programas envolvendo a dotação Investimentos geraram alterações substanciais nas respectivas doações”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter