X

Cotidiano

Câmara de Praia Grande debate tratamento de esgoto para reuso de água

Proposta também sugere a possibilidade da dessalinização da água do mar, tornando-a própria para o consumo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/03/2015 às 19:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os vereadores praiagrandenses aprovaram o Requerimento nº 73/15, direcionado à Sabesp, durante a sessão da última segunda-feira (02). A proposta traz questionamentos à concessionária quanto ao tratamento de esgoto para reuso de água no Município. A proposta de autoria do presidente da Casa, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PMDB), também sugere a possibilidade da dessalinização da água do mar, tornando-a própria para o consumo.

O autor da proposta toma como base o projeto de reciclagem de água que já existe em Israel. No país são reciclados 80% do esgoto, além da dessalinização, que garante mais 25% do consumo. “Lá, as usinas são construídas e operadas pelo setor privado e após um período são entregues ao governo ou o contrato é renovado”, explicou Betinho.

Ainda tomando Israel como exemplo, o presidente da Casa ressaltou a questão do desperdício. Com um sistema de controle instalado no local, há perda de 5% a 10% da água. “Se compararmos com São Paulo, os números são alarmantes. Em nosso Estado o desperdício está em 34,3%”.

Medida está relacionada à crise hídrica (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter