Centro de Zoonoses de Praia Grande disponibiliza gratuitamente vacina antirrábica

A unidade está localizada na esquina das ruas Antonio Candido da Silva com Ali Hussein Daichoum, Bairro Vila Sônia

Comentar
Compartilhar
04 MAR 201517h44

O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. A unidade está localizada na esquina das ruas Antonio Candido da Silva com Ali Hussein Daichoum, Bairro Vila Sônia.

Praia Grande atingiu em 2015 uma marca importante na área da saúde. São 17 anos sem registrar nenhum caso de raiva animal. Monitoramentos são realizados periodicamente nos bairros da Cidade, afastando a possibilidade de ocorrências deste tipo. A doença ocorreu nos últimos anos apenas em locais isolados do Estado de São Paulo e o Município está fora dessa zona de risco. 

A chefe do setor de Zoonoses da Sesap, Maria Fernanda Gonçalves, ressaltou que os proprietários dos animais recebem ainda uma caderneta com a marcação da vacina tomada. “O material informativo será fundamental para a criação correta e saudável dos bichinhos”.

Praia Grande não registra casos de raiva há 17 anos (Foto: Divulgação)

Campanha - Durante a Campanha de Vacinação Antirrábica na Cidade, que ocorreu nos últimos meses de 2014, Praia Grande imunizou mais de 15 mil animais durante a Campanha. A Sesap montou um esquema especial de atendimento durante o período. O Município contou com um posto fixo, na própria Zoonoses. Além das unidades de saúde, alguns espaços com grande circulação de pessoas, como ginásios e a sede do Corpo de Bombeiros, também receberam a atividade.

Zoonoses – Recentemente, a Prefeitura de Praia Grande entregou as obras de revitalização do Centro de Controle de Zoonoses. As melhorias realizadas beneficiam diretamente os munícipes que buscam atendimento no equipamento, os animais que se encontram no canil municipal e os profissionais que atuam no local. 

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), que fica sediado na mesma área, também passou por uma revitalização. O espaço abriga os cães que são utilizados no patrulhamento das ruas e avenidas dos bairros do Município.

A unidade recebeu revestimento externo com pastilhas de cerâmica em volta de todo prédio, pintura interna e externa, instalação de novos portões, climatização da área administrativa e reforma dos setores do canil municipal. Equipamentos também foram adquiridos e já estão sendo utilizados nos serviços prestados diariamente na unidade. O Centro Cirúrgico foi totalmente remodelado. Serviços semelhantes fizeram parte da revitalização do Canil da GCM.