X

Cotidiano

Aulas em Cubatão começam em 53 escolas

Depois da paralisação dos professores e adiamento do ano letivo, 15 mil crianças dão início ao ano letivo

Glauco Braga

Publicado em 06/02/2019 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os professoresa protestaram, ontem, contra o prefeito Ademário Oliveira, no Paço Municipal / Divulgação

O ano letivo em Cubatão deveria ter começado hoje, mas em virtude da paralisação dos professores da rede municipal de ensino e do cancelamento das aulas, por parte da Prefeitura da Cidade, para fazer a limpeza em escolas atingidas pelas enchentes de domingo e segunda-feira, as crianças voltam a estudar hoje. Das 55 escolas do Município, apenas duas voltam a funcionar amanhã, pois estão passando por reparos. São 15 mil alunos e 1,3 mil professores.  

Ontem, foi dia de protestos e mobilização dos professores de Cubatão. Os educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II da rede pública de Cubatão pararam por 24 horas ontem, de acordo com decisão tomada em assembleia no Sindicato dos Professores Municipais. Porém, eles creem que a Prefeitura quis esvaziar o movimento, adiando as aulas para hoje.

A Secretaria de Educação (Seduc) informou, ontem, que uma equipe da Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos visitou cinco unidades escolares locais em que poderia haver mais problemas. Serviços de manutenção como limpeza de calhas, conserto dos telhados e correção de infiltrações devem acontecer já nos próximos dias. De acordo com a Seduc, apenas as UMEs Dom Pedro I, na Vila Esperança, e a UME Mário de Oliveira, no Vale Verde, começarão as aulas amanhã. As escolas passarão por reparos. O ano letivo terá início hoje nas outras 53 escolas da Cidade.

30%

Em 2018 o TJ-SP julgou inconstitucional a gratificação por nível superior para os servidores enquadrados na Lei Complementar 85/16. De lá para cá o município lançou mão de medidas protelatórias que retardaram a decisão do TJ-SP até 24 de janeiro. Dias depois, em 30/01, os servidores já amargaram seus salários desvalorizados em 30%, reduzindo inclusive o valor das férias, pagas com atraso.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter