X

De olho no Poder

SP tem novo nome à disputa ao Senado em 2022; veja os principais

A disputa para a única vaga ao Senado por São Paulo nas eleições deste ano acaba de ganhar mais um nome. O deputado estadual Heni Ozi Cukier anunciou que está de saída do Novo rumo ao Podemos, do presidenciável Sergio Moro, para concorrer a uma cadeira na Casa. Outras personalidades da vida política paulista que expressaram o mesmo desejo são a deputada estadual Janaina Paschoal, o apresentador José Luiz Datena, o empresário Paulo Skaf, a ministra Damares Alves, o vereador Eduardo Suplicy e o presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, Fernando Alfredo. No caso de Fernando Alfredo, uma pesquisa feita com filiados do partido na cidade de São Paulo mostrou que seu nome é o preferido para o cargo por 64% dos tucanos. Só que ele deve enfrentar as concorrências fortíssimas de José Serra e José Aníbal. Já Suplicy pode ter que disputar internamente no PT com Fernando Haddad, caso o ex-prefeito retire a candidatura ao Governo de SP em prol da chapa Lula-Alckmin à Presidência. Questionado pela coluna se será candidato ao Senado, Suplicy fez mistério: “Não sei. Você acha que eu deveria?”.

Banheiros unissex

Um projeto de lei na Câmara Municipal pretende proibir a instalação de banheiros unissex em estabelecimentos na cidade de São Paulo frequentados por menores de idade. A proposta é de autoria do vereador Rinaldi Digilio. Segundo ele, o uso compartilhado do equipamento pode provocar constrangimento e insegurança aos usuários. O vereador, que é bolsonarista, tem outros dois projetos: um que proíbe a linguagem neutra (já aprovado em primeiro turno) e outro que não permite o ensino do que chama de “ideologia de gênero”.

Polêmica no TCE

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) vai protocolar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir à Casa destituir conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A iniciativa surgiu após a polêmica recondução de Robson Marinho – ligado ao PSDB – ao cargo de conselheiro do TCE, nesta semana, depois de sete anos de afastamento por suspeita de corrupção. A aprovação da PEC precisa do voto favorável de 57 dos 94 deputados estaduais.

Rio Pinheiros despoluído

O Governo de São Paulo anunciou já ter conectado à rede de esgoto mais de 500 mil imóveis pelo programa Novo Rio Pinheiros, na Capital, o que garantiu o acesso ao saneamento básico a 1,5 milhão de pessoas. O compromisso de entregar o rio despoluído até o fim deste ano é uma das principais promessas do governador João Doria (PSDB), e deve ser usado como um trunfo na campanha presidencial de outubro. A próxima fase do programa pretende garantir a implantação de cinco Unidades de Recuperação, que farão o tratamento dos afluentes que desaguam no Pinheiros.

Parques da zona norte

O governador João Doria assinou nesta sexta (21) o contrato de concessão dos parques da Cantareira e do Horto Florestal, ambos na zona norte da capital paulista. A concessionária Urbia Águas Claras será responsável pela zeladoria, manutenção e operação dos serviços pelos próximos 30 anos, com investimentos mínimos de R$ 45,5 milhões, dos quais R$ 31 milhões deverão ser aplicados até 2028. Desde 2019, o governo paulista concedeu seis parques à iniciativa privada: Capivari, Horto Florestal (ambos em Campos do Jordão), Caminhos do Mar (Baixada Santista), Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico (todos na Capital).

Por Bruno Hoffmann

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Veja o momento do acidente que matou passageira de moto por aplicativo em PG; ASSISTA

Acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (24)

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter