X

Artigo

Artigo - Escola em tempo de pandemia

Período de confinamento foi um desastre para alguns alunos

Artigo

Publicado em 10/10/2020 às 11:17

Atualizado em 10/10/2020 às 17:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Francisco Marcelino, jornalista, escritor e professor / DIVULGAÇÃO

Por Francisco Marcelino

Há duas semanas comecei a dar aula de português numa escola pública aqui na França. Português é uma das opções de línguas estrangeiras que os alunos da sexta, sétima e oitava séries têm. A maior parte dos alunos é de filhos ou netos de portugueses. Na região de Clermont-Ferrand, onde moro, há muitos portugueses e descendentes de portugueses. 

Aula em tempo de pandemia me fez constatar algumas coisas. A primeira constatação é que o período de confinamento foi um desastre para alguns alunos. Eles não fizeram nada durante a quarentena e querem continuar a levar a vida assim: sem lição de casa, prova, sem precisar prestar atenção no professor. E, claro, acabam atrapalhando quem quer recuperar o tempo perdido. O longo período longe da escola tampouco ajudou esse outro grupo, dos alunos interessados: perderam vocabulário e já não se lembram mais como conjugar os verbos mais importantes, entre outras coisas. 

A convivência familiar forçada também deixou marcas. Alguns alunos sofreram violência doméstica. Há relatos de casos graves. Nada justifica a violência, ainda mais se pensarmos no trauma que essas crianças carregarão pela vida, mas pode-se ao menos saber as causas: o estresse financeiro advindo da perda do emprego; o medo do desconhecido; e porque muitos pais se viram obrigados a ficar em casa com os pequenos, coisa que nunca haviam feito antes. 

E a máscara? É uma solução sanitária e um problema pedagógico. Com a máscara, muitas vezes, é impossível entender a voz daquele (a) aluno (a) tímido (a). Numa aula de línguas, também é importante ver o movimento da boca do interlocutor, o que se torna impossível com as máscaras. Como um professor de inglês demonstra a pronúncia de “the” com uma máscara tapando a sua boca? Além disso, as máscaras me trouxeram dois problemas disciplinares. O primeiro é ter que chamar a atenção dos alunos o tempo inteiro para colocarem a máscara de volta, para tampar o nariz, e não apenas a boca. São crianças de 12 a 14 anos. O segundo é que os alunos sabem que a máscara não deixa o professor identificar bem quem está falando. Claro que podemos sempre distinguir suas vozes.    

Voltar ou não às aulas é uma equação difícil. De um lado, pesam questões como as perdas pedagógicas causadas pelo fechamento das escolas, a importância da merenda escolar em muitos lares (franceses ou brasileiros) ou o ambiente doméstico estressante ao qual o aluno é submetido. Do outro, pesa o risco sanitário. Quanto a isso, dá para dizer que, na sala de professores, a cada dia ouço mais relatos de docentes da nossa escola que foram contaminados pelo novo coronavírus. Com os alunos não é diferente, pois, magicamente, ao passarem pelo portão da escola, suas máscaras desaparecem do rosto.

É a segunda onda.

Francisco Marcelino, jornalista, escritor e professor

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter