X

Artigo

Artigo - Escola em tempo de pandemia

Período de confinamento foi um desastre para alguns alunos

Artigo

Publicado em 10/10/2020 às 11:17

Atualizado em 10/10/2020 às 17:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Francisco Marcelino, jornalista, escritor e professor / DIVULGAÇÃO

Por Francisco Marcelino

Há duas semanas comecei a dar aula de português numa escola pública aqui na França. Português é uma das opções de línguas estrangeiras que os alunos da sexta, sétima e oitava séries têm. A maior parte dos alunos é de filhos ou netos de portugueses. Na região de Clermont-Ferrand, onde moro, há muitos portugueses e descendentes de portugueses. 

Aula em tempo de pandemia me fez constatar algumas coisas. A primeira constatação é que o período de confinamento foi um desastre para alguns alunos. Eles não fizeram nada durante a quarentena e querem continuar a levar a vida assim: sem lição de casa, prova, sem precisar prestar atenção no professor. E, claro, acabam atrapalhando quem quer recuperar o tempo perdido. O longo período longe da escola tampouco ajudou esse outro grupo, dos alunos interessados: perderam vocabulário e já não se lembram mais como conjugar os verbos mais importantes, entre outras coisas. 

A convivência familiar forçada também deixou marcas. Alguns alunos sofreram violência doméstica. Há relatos de casos graves. Nada justifica a violência, ainda mais se pensarmos no trauma que essas crianças carregarão pela vida, mas pode-se ao menos saber as causas: o estresse financeiro advindo da perda do emprego; o medo do desconhecido; e porque muitos pais se viram obrigados a ficar em casa com os pequenos, coisa que nunca haviam feito antes. 

E a máscara? É uma solução sanitária e um problema pedagógico. Com a máscara, muitas vezes, é impossível entender a voz daquele (a) aluno (a) tímido (a). Numa aula de línguas, também é importante ver o movimento da boca do interlocutor, o que se torna impossível com as máscaras. Como um professor de inglês demonstra a pronúncia de “the” com uma máscara tapando a sua boca? Além disso, as máscaras me trouxeram dois problemas disciplinares. O primeiro é ter que chamar a atenção dos alunos o tempo inteiro para colocarem a máscara de volta, para tampar o nariz, e não apenas a boca. São crianças de 12 a 14 anos. O segundo é que os alunos sabem que a máscara não deixa o professor identificar bem quem está falando. Claro que podemos sempre distinguir suas vozes.    

Voltar ou não às aulas é uma equação difícil. De um lado, pesam questões como as perdas pedagógicas causadas pelo fechamento das escolas, a importância da merenda escolar em muitos lares (franceses ou brasileiros) ou o ambiente doméstico estressante ao qual o aluno é submetido. Do outro, pesa o risco sanitário. Quanto a isso, dá para dizer que, na sala de professores, a cada dia ouço mais relatos de docentes da nossa escola que foram contaminados pelo novo coronavírus. Com os alunos não é diferente, pois, magicamente, ao passarem pelo portão da escola, suas máscaras desaparecem do rosto.

É a segunda onda.

Francisco Marcelino, jornalista, escritor e professor

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter