X

Artigo

Empregabilidade em Santos: Ações e Perspectivas Municipais

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em 2023 foram mais de 65 mil admissões, resultando em 5.657 novas oportunidades de emprego na cidade

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2024 às 10:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bruno Orlandi - Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Emprego de Santos / Igor de Paiva/DL

Santos, cidade portuária por excelência, tem visto sua empregabilidade florescer ao longo dos anos. Impulsionada por uma variedade de setores econômicos dinâmicos, os números refletem um panorama positivo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em 2023 foram mais de 65 mil admissões, resultando em 5.657 novas oportunidades de emprego na cidade.

Destacando-se entre os setores está o de serviços, que abraça uma gama diversificada de segmentos, incluindo as atividades portuárias. Com efeito, o Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul, desempenha um papel crucial nessa cadeia, empregando 1 a cada 5 trabalhadores registrados na cidade. De 2020 a 2023, houve um aumento significativo de 4.845 empregos diretos ligados ao Porto, representando 36% do total de empregos gerados pelo setor de serviços nesse período.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

E não para por aí. A expectativa é que esses números cresçam ainda mais com os novos terminais que estão em expansão, prometendo uma injeção adicional de empregos na região, seja durante o período das obras, quanto no início das operações. A visão proativa da Prefeitura de Santos também é evidente em suas iniciativas, como a Caravana do Emprego, Oportunidades e Cidadania. Em 2023, foram realizadas oito edições, resultando em quase mil atendimentos, 898 vagas disponibilizadas e mais de 400 encaminhamentos para entrevistas, abrangendo diversos bairros da cidade, Aparecida, Morro da Nova Cintra, Morro da Penha, Vila São Jorge, Estuário, São Manoel, Jardim Castelo e, na Área Continental, Monte Cabrão.

Além disso, o Programa "Meu Emprego Trabalho em Equipe", parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu cinco turmas gratuitas ao longo do ano, visando capacitar e orientar trabalhadores desempregados na busca por oportunidades alinhadas com suas habilidades e interesses.

A cidade de Santos também se destaca por ser um polo educacional na Baixada Santista, concentrando diversas universidades, centros educacionais e instituições de ensino preparadas para qualificar e capacitar os trabalhadores para o mercado de trabalho. Nesse sentido, a Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego tem como uma de suas principais metas atuar pela geração de postos de trabalho e pela qualificação e requalificação profissional, formativa e continuada. Por isso é fundamental o trabalho conjunto dos governos, instituições e indivíduos, pavimentando um caminho essencial para o progresso sustentável e a geração de emprego.

É inegável que a empregabilidade em Santos está em ascensão, impulsionada pela diversificação econômica e pelo compromisso do poder público em promover iniciativas que fomentem o mercado de trabalho local. Diante desse cenário promissor, a cidade se firma como um polo de oportunidades, onde o potencial de crescimento e desenvolvimento profissional é uma realidade palpável para seus habitantes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter