X

Saúde

São Paulo ainda não oferecerá vacina contra gripe para toda a população

O Ministério da Saúde destacou que a ampliação da vacinação foi recomendada, mas que fica a critério de cada estado definir a estratégia

Agência Brasil

Publicado em 05/06/2017 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Saúde destacou que a ampliação da vacinação foi recomendada, mas que fica a critério de cada estado definir a estratégia / Divulgação

A vacina contra a gripe ainda não será disponibilizada para toda a população em São Paulo. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, a campanha foi prorrogada até esta sexta-feira (9), mantendo-se os públicos-alvo previamente definidos. O Ministério da Saúde destacou que a ampliação da vacinação foi recomendada, mas que fica a critério de cada estado definir a estratégia.

Em São Paulo foram aplicadas 9,4 milhões de doses entre os grupos prioritários. A meta é imunizar 10 milhões de paulistas. De acordo com a secretaria, restam 3,6 milhões de doses que serão destinadas aos públicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização, são eles: trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, crianças, gestantes, professores e puérperas.

A secretaria apontou que a ampliação dos públicos da vacinação dependeria do envio de mais doses para o estado. O ministério, por sua vez, reforçou que a recomendação de ampliar o público é apenas até ao fim do estoque já distribuído. Não há previsão de novas doses de vacina, nem de redistribuição.

Outros estados

Os estados que optarem poderão, a partir de hoje (5), aplicar a vacina contra a gripe para toda a população enquanto durarem os estoques. No Brasil, 76,7% do público-alvo foi vacinado. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde desde o dia 17 de abril protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter