X

Saúde

Brasil já tem ao menos 91 mil casos prováveis de zika; Rio lidera registros

É a primeira vez que os dados da doença são divulgados no país

Folhapress

Publicado em 26/04/2016 às 22:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Brasil já soma neste ano 91.387 casos prováveis de infecção pelo vírus da zika / Divulgação

O Brasil já soma neste ano 91.387 casos prováveis de infecção pelo vírus da zika, segundo novo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Saúde.

O relatório aponta ainda 7.584 casos de gestantes atendidas com sintomas da doença. Destas, 2.844 já tiveram o diagnóstico confirmado após exames.

É a primeira vez que os dados da doença são divulgados no país. Até então, o país não tinha um sistema de notificação de casos suspeitos de infecção por zika, identificado no Nordeste em abril de 2015.

A opção por tornar a notificação obrigatória ocorreu em fevereiro, quatro meses após o vírus ser associado ao aumento de casos de bebês com microcefalia, situação que levou o país a decretar emergência em saúde.

Os novos dados mostram que o vírus continua a circular no Brasil, mas agora com possível intensidade maior em outras regiões além do Nordeste, onde foi confirmado pela primeira vez. Ao todo, os casos estão distribuídos em 1.359 municípios.

No mapa, a região Sudeste lidera em número de registros, com 35.505 casos prováveis. Em seguida, está o Nordeste, com 30.286 notificações, e o Centro-Oeste, com 17.504.

Já na comparação entre os Estados, o Rio de Janeiro lidera em número de casos, com 25.930 atendimentos de pacientes com quadro provável de zika. O total é semelhante ao registrado na Bahia, com 25.061 casos.

Terceiro em número de casos, Mato Grosso chama a atenção por ter a maior incidência de casos de zika no país: são 491,7 casos a cada 100 mil habitantes.

Essa proporção é dez vezes maior do que a média nacional, de 44,7 casos a cada 100 mil habitantes, e fica acima do parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para definir epidemia no que se refere a outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue.

CLASSIFICAÇÃO

As notificações ocorrem após diagnóstico clínico nas unidades de saúde de pacientes com sintomas de zika, como manchas vermelhas no corpo, coceira e febre baixa ou ausência de febre, entre outros -daí a definição dos casos como "prováveis", já que nem todos passaram por exames laboratoriais em seguida.

Do total de 91.387 casos prováveis, 31.616 já foram confirmados também por exame laboratorial, de acordo com o Ministério da Saúde.

Além de uma maior intensidade de circulação, outra possibilidade é que os dados sejam superiores em locais onde há melhor organização do sistema de vigilância e, assim, maior notificação dos casos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter