X

Política

Em 2010, Temer dizia que PMDB ajudaria Dilma "mesmo sem cargos"

O vice-presidente teve que se defender, por diversas vezes, de acusações de fisiologismo do PMDB, que se transformou em um dos temas centrais do encontro

Folhapress

Publicado em 30/04/2016 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Michel Temer afirmou que o PMDB apoiaria Dilma mesmo que o partido não ocupasse nenhum cargo no governo / Divulgação

Durante debate realizado entre os candidatos à Vice-Presidência da República em agosto de 2010, Michel Temer afirmou que o PMDB apoiaria Dilma mesmo que o partido não ocupasse nenhum cargo no governo.

Debatendo ao lado dos candidatos a vice Índio da Costa (da chapa encabeçada por José Serra), hoje deputado federal pelo PSD-RJ, e Guilherme Leal (da chapa de Marina Silva), Temer teve que se defender, por diversas vezes, de acusações de fisiologismo do PMDB, que se transformou em um dos temas centrais do encontro.

"Não há fisiologismo, não há troca de cargos. No próximo governo é possível que o PMDB não tenha nenhum cargo, e mesmo assim nós vamos colaborar, porque teremos a Vice-Presidência", disse. "Vocês sabem que não há governo municipal ou estadual que não chame os partidos para governar. É saudável para a democracia".

"É a presidente eleita quem vai chamar os partidos e dizer 'Vou dar isso', ou 'Não vou dar nada'. O que o PMDB vai fazer é colaborar. O PMDB repudia essa coisa do fisiologismo", afirmou Temer.

Ele comparou a possibilidade de o PMDB assumir cargos no governo ao parlamentarismo alemão. "Ninguém fica chocado quando a Angela Merkel ganha a eleição e chama os partidos".

Gerente

Durante o debate, Índio questionou a capacidade gerencial de Dilma, e perguntou a Guilherme Leal, controlador da Natura, se ele a contrataria como gerente de sua empresa. Leal respondeu: "Tenho minhas dúvidas".

Temer riu da provocação e saiu em defesa da presidente. "O Leal e o Índio não contratariam a Dilma como gerente. Tenho a sensação de que o povo brasileiro está querendo contratá-la para presidente. Aí a vontade soberana do povo se sobrepõe às vontades individuais", respondeu.

Dilma havia acabado de faltar a um debate promovido por emissoras católicas, e por isso foi criticada por Índio e Leal, que questionaram a sua ausência. Foi novamente defendida por Temer. "O que Dilma mais faz é debater. Ela só debate, o tempo todo", afirmou.

Constituinte

Outro grande tema do debate foi a realização de uma Constituinte exclusiva para a reforma política. Leal defendeu a ideia, ao passo que Temer a criticou. "Não há clima no país para uma Constituinte exclusiva", disse o vice.

Em 2013, em resposta às manifestações populares que tomaram conta das ruas do país, a presidente Dilma Rousseff propôs um plebiscito sobre a realização de uma constituinte para uma ampla reforma política que "ampliaria a participação popular e os horizontes da cidadania".

Menos de 24 horas depois, o Palácio do Planalto recuou da ideia. Um dos principais articuladores da desistência foi o vice-presidente Michel Temer, que afirmou que a proposta era "inviável".

Ao final do debate, Índio associou o PT às Farc, e afirmou que a eleição de Dilma poderia levar ao cerceamento da liberdade de imprensa. Temer negou as acusações, afirmando que não havia "viabilidade" de controlar a imprensa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter