X

Política

Correto é afirmar que não há caminho fora da Constituição, diz Temer

Segundo ele, o país deve romper um 'ciclo perverso' de mudar o Estado a cada duas ou três décadas

Folhapress

Publicado em 04/10/2018 às 14:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Correto é afirmar que não há caminho fora da Constituição, diz Temer / Agência Brasil

A três dias do primeiro turno das eleições, o presidente Michel Temer fez um discurso nesta quinta-feira (4) para defender que o correto é afirmar que não há caminho fora da Constituição Federal e que o país deve romper um "ciclo perverso" de mudar o Estado a cada duas ou três décadas.

"Num momento em que cada um pensa de uma maneira e, ao pensar, esteja onde estiver, seja no Estado ou na iniciativa privada, poderá achar que poderá o seu pensamento ser o condutor da própria sociedade. E isso não é correto. O correto é dizer, reiterar, enaltecer, ressaltar, repetir, afirmar e reafirmar que não há caminho fora da Constituição Federal", disse Temer.

O general Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice de Jair Bolsonaro (PSL), defendeu que o país faça uma nova Constituição, mais enxuta e focada em "princípios e valores imutáveis".

O candidato do PT, Fernando Haddad, disse que trabalhará para criar as condições de redigir uma nova Constituição, se eleito.

Temer, que assumiu o cargo em 2016, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, disse que o voto representa uma procuração que o eleitor dá para o político exercer o poder. 

"Eleição elege aqueles que governam e aqueles da oposição. [...] É meu dever aproveitar este momento, na véspera do aniversário da Constituição, para fazer essa espécie de pregação", afirmou, durante evento no Palácio do Planalto.

Temer disse, ainda, que um país conquista estabilidade institucional quando tem instituições consolidadas.

"No nosso histórico constitucional, temos períodos curtos de Estado. Ou seja, nosso Estado precisa ser reformulado a cada período. Temos vocação extraordinária para cada 25 anos, 30 anos, achar uma crise institucional, econômica, politica e é preciso criar um novo Estado", criticou.

Em seguida, o presidente classificou como "ciclo perverso" a necessidade de mudar o Estado de forma periódica e defendeu a atual Constituição.

"A nossa Constituição, embora muito detalhada, pormenorizada, ela soube amalgamar princípios do liberalismo com os do socialismo", disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter